Considerado o grande prêmio brasileiro de design de mobiliário, o Salão Design realizou na quarta-feira (16) a cerimônia de premiação dos inscritos na edição de 2022. O evento, realizado durante a feira Movelsul, em Bento Gonçalves, reuniu jurados das edições 2020 e 2022 para coroar os talentos que ajudam a contar a história do mobiliário. Realizado pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) desde 1988, o Prêmio Salão Design já teve mais de 15 mil projetos inscritos – sendo a grande vitrine brasileira para consagrar profissionais e novos talentos do design de móveis. A edição de 2022 teve 562 projetos inscritos por profissionais e estudantes de 12 países.
Um dos momentos mais significativos da cerimônia, foi a homenagem ao designer e idealizador do prêmio Salão Design, Guilherme Luiz Fontanari. Em uma longa carreira, Fontanari atuou principalmente como consultor para indústrias moveleiras. Ele faleceu em dezembro de 2020, aos 69 anos, em decorrência de um tumor. Na ocasião, a homenagem foi entregue a sua esposa, Márcia Dalla Chiesa, e aos filhos Gabriel e Giovanni Fontanari. Em conversa com a equipe de conteúdo do Grupo RSCOM, Márcia disse que ela e os familiares ficam muito felizem em saber que as ações do Guilherme ainda inspiram o mundo do design.
“Para nós familiares, foi muito emocionante e uma honra receber essa homeagem em nome do Guilherme. Para ele, o Salão Design representava a abertura de horizontes, oportunizando a descoberta de talentos, de novas formas de ver e fazer. A gente fica muito feliz em saber que os movimentos dele ainda inspiram o mundo do design”, disse.
Desde 1988, o Prêmio Salão Design contou com a participação de Guilherme Fontanari como diretor, vice-diretor ou jurado em várias delas. Em decorrência do prêmio, a valorização do design como ferramenta competitiva para o setor moveleiro passou a ser um projeto permanente para o Sindmóveis. Ao prestar a homeagem aos familiares, o Sindimôveis destacou a importância e o carinho do setor pelo trabalho realizado por Fontanari.
“Não existe virtude no presente se não honrarmos aqueles que escreveram a história antes de nós. Se, nos dias atuais, o Sindmóveis Bento Gonçalves é referência internacional em projetos que posicionam o design como ferramenta competitiva para o setor moveleiro, isso só foi possível graças à ousada ideia de um concurso tida nos anos 1980 pelo designer Guilherme Fontanari, que nos deixou em dezembro de 2020. Foi dele a proposta de criar o Prêmio Salão Design, em 1988, como projeto paralelo da Movelsul, atraindo olhares para o polo moveleiro de Bento Gonçalves, naquela época em que o design brasileiro fluía apenas no eixo Rio-São Paulo. Com sua iniciativa inovadora e contribuição em várias edições do prêmio como diretor, vice-diretor ou jurado, fontanari deixa seu nome na história do setor moveleiro nacional.”
Guilherme Luiz Fontanari teve decisiva relevância para o fortalecimento da atividade dos designers no contexto do polo moveleiro de Bento Gonçalves. Nos anos 1970, ele fez parte do primeiro time de profissionais independentes contratados pela Móveis Pozza para o desenvolvimento de novas linhas para a empresa, rompendo o paradigma de que o móvel deveria ser concebido apenas dentro da indústria e caracterizando o conceito de consultoria em design em que os designers receberiam royalties da indústria fabricante pelo uso de criações exclusivas. Anos mais tarde, ele seria o idealizador do Prêmio Salão Design.
Em depoimento para o Sindmóveis por ocasião dos 30 anos do Prêmio Salão Design, completados em 2018, Fontanari relembrou que nos anos 1980 o design brasileiro já tinha certa profusão, mas fluía apenas no eixo Rio/São Paulo. “Se a Serra Gaúcha tinha uma feira de móveis em franca expansão, por que não plantar essa semente do design no contexto da Movelsul? Como designer e consultor, eu já tinha uma carreira consolidada na época, mas o coletivo e setorial me parecia relevante naquele ambiente. Considero que, sim, o Prêmio ajudou a alavancar o design brasileiro”.