Morreu nesta quarta-feira (16) em Bento Gonçalves vítima de um infarto, Fernando Derivi Vieira, jornalista e idealizador da Festa Nacional da Música, lançada em 1981 como Festa Nacional do Disco, vindo em 2005 a ser denominada de Festa Nacional da Música
Também radialista e apresentador de televisão, Vieira estava na Serra Gaúcha preparando a próxima edição da festa em questão. Com a carreira iniciada em 1968 na TV Difusora de Porto Alegre, no qual foi cinegrafista e posteriormente responsável pela programação da emissora, em 1969, além de também ter atuado como produtor e apresentador dos Programas Difusora Gente exibido semanalmente em 1972 e do Programa Diário “Agenda”, que tratava de assuntos ligados à sociedade e ao cotidiano.
Fernando trabalhou também por 17 anos na TV Bandeirantes e outros 17 na TV Guaíba, onde se destacou pelo programa Guaíba ao Vivo.
No ano de 2005, seguiu sua exitosa trajetória na comunicação ao se transferir para a TV Pampa, na qual produziu e apresentou o programa Zoom, dedicado à música brasileira.
Em 15 de agosto de 2008, Fernando Vieira foi baleado em uma tentativa de assalto. Em 2016, recebeu o título de Cidadão Emérito da Câmara Municipal de Porto Alegre.