Hospital Tacchini utiliza óculos de realidade virtual para auxiliar na reabilitação de pacientes em UTI

Experiência imersiva complementa cuidados médicos e fisioterápicos, auxiliando na melhora física e psicológica dos pacientes

Publicado por
20:31 - 17/04/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Foto: Hospital Tacchini/Divulgação

Pacientes da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto do Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves, passaram utilizar óculos de realidade virtual para auxiliar no processo de reabilitação. A ideia é utilizar a experiência imersiva, complementar cuidados médicos e fisioterápicos, auxiliar na melhora física e psicológica dos pacientes.

Os especialistas salientam que a ferramenta ajuda a transportar os pacientes para um mundo de tranquilidade e serenidade, longe das preocupações que um ambiente de UTI naturalmente oferece, auxiliando na fuga da realidade clínica das unidades. Além de melhorar o estado emocional dos doentes, a realidade virtual auxilia na redução da necessidade do uso de sedativos, promovendo uma recuperação mais rápida e menos traumática.

“A integração da Realidade Virtual na UTI representa um compromisso com a humanização dos cuidados de saúde, reconhecendo a importância de abordagens que consideram não apenas a parte física, mas também o bem-estar emocional e psicológico dos pacientes”, descreve a fisioterapeuta da UTI Adulto, Renata Monteiro Weigert .

A tecnologia virtual também pode complementar a fisioterapia, incentivando os pacientes a realizarem movimentos e exercícios que são essenciais para prevenir a perda de massa muscular, bem como auxiliar na reabilitação. Os óculos possuem controles manuais que, ao serem movimentados, refletem em ações no mundo virtual, tornando possível interagir com objetos e realizar ações como pedalar uma bicicleta virtual ou mesmo praticar esportes, sem a necessidade de deixar o leito do hospital.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp