Hospital São Carlos de Farroupilha renova certificação de boas práticas de limpeza e esterilização

Instituição passou por avaliações técnicas feitas pela empresa norte-americana 3M

Publicado por
09:43 - 23/11/2023

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
HOSPITAL SÃO CARLOS

Foto: Divulgação/Hospital São Carlos

O Hospital Beneficente São Carlos (HBSC) recebeu na última terça-feira (21), a renovação do certificado “Guardiões da Central”. O programa, desenvolvido pela empresa norte-americana 3M, busca atestar as boas práticas adotadas dentro dos Centros de Materiais e Esterilização (CME) dos hospitais brasileiros. A entrega do certificado ocorreu no auditório da instituição, em Farroupilha, com a presença de representantes da empresa e colaboradores do hospital.

O São Carlos passou por duas avaliações presenciais feitas por técnicos da 3M. Cerca de 30 itens foram analisados. Eles fazem parte de normas técnicas nacionais e internacionais. A inspeção ocorre desde o recebimento do material, passando pela limpeza, esterilização até chegar ao destino final, que são os procedimentos com os pacientes. Em todas as avaliações, o hospital foi aprovado com êxito, numa clara demonstração de segurança dos processos:

“Esse é o segundo ano consecutivo que recebemos essa certificação. Ela representa maior segurança aos pacientes que utilizam os nossos serviços. O HBSC aprimora constantemente os processos de esterilização e isso é atestado pelos níveis de infecção próximo a zero. Todos esses esforços tornam nossa instituição confiável para quaisquer procedimentos como, por exemplo, as diversas cirurgias da traumato-ortopedia para o qual somos referência para 34 municípios da Serra Gaúcha”, destaca a enfermeira coordenadora do Centro Cirúrgico, Cheila Leite.

Atualmente, o Centro de Materiais e Esterilização do HBSC conta com profissionais técnicos de enfermagem e enfermeiros. O setor possui equipamentos de ponta, como uma autoclave, que auxilia na esterilização dos materiais:

“O São Carlos demonstra estar dentro dos padrões nacionais e internacionais de boas práticas de limpeza e esterilização. A 3M possui uma preocupação grande com o suporte técnico, por isso, investe muito na parte educacional. Usar corretamente os produtos é fundamental para o sucesso dos procedimentos dentro do hospital e somos muito rigorosos nas avaliações”, afirma a enfermeira e consultora técnica da 3M, Greici Schuster Lehmen.

A renovação do certificado foi comemorada pela equipe do HBSC, que vem acumulando conquistas importantes nos processos internos e que refletem diretamente nos serviços oferecidos aos nossos clientes:

“A segurança do paciente é o nosso maior objetivo dentro do Hospital São Carlos. Queremos que toda pessoa que entrar na nossa instituição se sinta segura para fazer desde um simples curativo até uma cirurgia complexa. É para isso que trabalhamos, para oferecer o melhor e mais qualificado atendimento aos nossos clientes. Esse certificado reforça que estamos no caminho certo, nos consolidando como uma das maiores instituições hospitalares da Serra Gaúcha”, comemora a superintende do HBSC, Janete Toigo D’Agostini.

Workshop de Segurança do Paciente

Durante a tarde desta terça-feira, representantes de hospitais de várias partes do estado visitaram o Hospital Beneficente São Carlos e participaram do “Workshop de Segurança do Paciente no Centro de Material e no Centro Cirúrgico”. O engenheiro Renan Jung, espeicialista clínico em CME, e a enfermeira mestre em Pesquisa e Inovação, Patricia Aristimunho, falaram sobre processos de esterilização à vapor e prevenção de infecções em cirurgias. A atividade ocorreu no auditório do HBSC.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp