Comportamento

Hospital Pompéia ameaça encerrar contratos do SUS com a prefeitura de Caxias do Sul

Hospital Pompéia emite nota após manifestação da prefeitura de Caxias do Sul sobre mudanças no contrato
Foto: Hospital Pompéia / Divulgação

O vereador Rafael Bueno é o presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. Por conta disso, ele foi chamado pela diretora superintendente geral do Hospital Pompéia, Lara Sales Vieira para uma reunião sobre divergências entre a unidade hospitalar e a Secretaria Municipal de Saúde de Caxias do Sul.

De acordo com Bueno as direções não tem diálogo pessoal, não há reuniões entre as partes a algum tempo, o único contato é por meio de ofícios. Estas limitações, segundo a direção do Pompéia, dificultam o trabalho da entidade. Por isso, o vereador foi chamado para intermediar uma reunião.

Na tarde desta terça-feira (30), segundo Rafael Bueno, ocorrerá uma reunião entre a Comissão de Saúde, prefeitura e Procuradoria Geral do Município. Inicialmente a diretora Lara Sales havia sido chamada, mas ela foi desconvidada.

O vereador esclareceu que assim como diversas empresas, o Hospital Pompéia também foi atingido pela crise financeira deixada pela pandemia de Covid-19. Então, foi solicitado à prefeitura aporte financeiro ou revisões nos contratos, caso isso não seja feito a direção do Hospital destacou que irá encerrar os contratos de atendimento pelo SUS de Caxias. Um deles, segundo Bueno é o terceiro turno de hemodiálises.

” Pela falta de dialogo, pra rever clausulas contratuais, por ser um hospital filantrópico, mantido pelo pio sodalício e pela Mitra Diocesana ele está endividado, não consegue da volta. Eles solicitam que o município faça aporte financeiro, a situação está difícil. A reunião então é pra que quem não saia perdendo seja a população, precisamos achar uma alternativa. Se tem brigas entre ambas as partes, espero que o prefeito a chame pra que não fique feio e seja uma reunião para lavar roupa suja, a população não merece perder, ainda mais o setor de hemodialise do 3º turno.”

A reportagem do Portal Leouve manteve contato com a direção do Hospital Pompeia e aguarda um retorno para esclarecer mais sobre o caso. A reunião será transmitida na TV Câmara.