O único hospital de São Marcos, o São João Bosco, anunciou que a partir desta sexta-feira (01) não irá mais realizar os atendimentos de obstetrícia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) devido à falta de profissionais. Os serviços passam a ser feitos no Hospital Beneficente São Carlos, em Farroupilha.
Tal mudança foi necessária após um ofício do Hospital São João Bosco comunicando a secretaria de Saúde que não mais conseguiria “contratar médicos obstetras para atender pacientes SUS”.
Diante ao exposto foi, então, dado início às tratativas com a 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) a fim de buscar solução para os atendimentos obstétricos de mulheres que residem em São Marcos. Como Farroupilha é referência para o município no âmbito saúde obstétrica, a partir do mês de abril, a alternativa será que os nascimentos realizados através do SUS passem a acontecer no Hospital São Carlos.
Conforme o Hospital São João Bosco afirmou em ofício, o motivo do não atendimento para casos de obstetrícia em São Marcos é exclusivamente devido à falta de profissionais.
“mesmo com valores acima da média, não existem profissionais que queiram realizar esse plantão de sobreaviso ou trabalhar para o SUS”, justificou o diretor do Hospital, Rogério Soldatelli.
Sendo assim, após inúmeras tratativas com a 5ª CRS, ficou definido que a pasta ficará responsável pelo transporte da gestante e seu acompanhante até Farroupilha.
A gestante precisará, deste modo, comparecer à Secretaria de Saúde nos horários de atendimento da mesma (7h às 19h) ou no Hospital São João Bosco nos horários do plantão (das 19h01 às 6h59), e será feito o encaminhamento da paciente para Farroupilha.
Sempre que for necessário, o transporte efetuado pelo município terá acompanhamento de um profissional de enfermagem durante o translado.
Conforme informações, há em média oito nascimentos por mês pelo SUS em São Marcos. As gestantes estão sendo avisadas a medida que fazem as consultas do pré-natal sobre o novo local para o nascimento de seus filhos e, inclusive, serão levadas, mediante agendamento, até Farroupilha para conhecer a infraestrutura.
O Centro Obstétrico do Hospital São Carlos conta com duas salas cirúrgicas, cinco leitos de recuperação e três quartos PPP (pré-parto, parto e pós-parto), além de UTI adulto.