Comportamento

Hospital de Bento Gonçalves recebe certificado por uso de energia limpa

TACCHINI Hospital
Hospital Tacchini realiza prestação de contas SUS (Foto: reprodução/divulgação)

O Hospital Tacchini de Bento Gonçalves recebeu o certificado Ludfor Energia referente à utilização de energia limpa e de fonte renovável em suas instalações. Apenas em 2021, a Casa de Saúde deixou de emitir 592,611 toneladas de CO2 na atmosfera.

O documento reconhece que a energia elétrica consumida pelo Tacchini é proveniente de usinas de fontes incentivadas pelo governo federal (eólica, solar, biomassa, PCH e CGH), com o objetivo de obter uma matriz energética ambientalmente limpa e sustentável.

Com o objetivo de reduzir ao máximo os impactos ao meio ambiente, o Hospital Tacchini adota a sustentabilidade ambiental como uma de suas políticas institucionais, mantendo o compromisso permanente de adequar seus processos. Por exemplo, a instituição de saúde utiliza desde 2018 a lenha ecológica, conhecida como briquetes, para alimentação das caldeiras.

Assim também, todos os resíduos gerados durante as atividades hospitalares são classificados, segregados e destinados por empresas especializadas e licenciadas. Como resultado, isso garante a segurança pública e do meio ambiente. Os resíduos recicláveis que não possuem valor de venda são enviados para o coprocessamento. Este material é reaproveitado como combustível em fornos de cimento, sendo uma alternativa adequada e sustentável.

Para evitar a contaminação dos rios e lençóis freáticos da região, a entidade também dá atenção especial aos efluentes sanitários. Assim, todos estes resíduos gerados nas operações hospitalares são tratados através de uma Estação de Tratamento de Efluentes.