Hospital Beneficente São Pedro de Garibaldi celebra 91 anos de história e dedicação à saúde

Fundada em 1933, a instituição se tornou uma referência não apenas para a Serra Gaúcha, mas para todo o Estado do Rio Grande do Sul

Publicado por
08:33 - 16/02/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

(Foto: Arquivo/ Grupo RSCOM)

O Hospital Beneficente São Pedro de Garibaldi comemora nesta sexta-feira (16), 91 anos de uma trajetória marcada por compromisso e cuidado com a comunidade. Fundada em 1933, a instituição se tornou uma referência não apenas para a Serra Gaúcha, mas para todo o Estado do Rio Grande do Sul.

Em 1934, foi entregue às Irmãs de São José e hoje é administrada por uma Diretoria comunitária composta por diversos representantes locais, incluindo a Prefeitura Municipal, Conselho Municipal de Saúde, Câmara da Indústria e Comércio (CIC), Associação de Pequenas e Médias Empresas de Garibaldi (APEME), Associação de Motoristas de Garibaldi (AMG), Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Câmara Municipal de Vereadores.

O hospital conta atualmente com 80 leitos distribuídos entre Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia e Obstetrícia, sendo 60% deles dedicados ao Sistema Único de Saúde (SUS). São nove leitos de UTI disponíveis, sendo 6 via Sistema Único de Saúde e 3 para convênios. Com 220 colaboradores e 52 médicos em seu corpo clínico, realiza mensalmente cerca de 2.800 consultas e procedimentos ambulatoriais, 3.500 exames de diagnóstico por imagem, além de 500 procedimentos cirúrgicos.

A instituição hospitalar é referência para mais de 480 mil habitantes, atende pacientes de mais de 30 municípios distribuídos em duas macrorregiões da Serra Gaúcha. O hospital conta ainda com um Centro de Especialidades que oferece consultas eletivas em mais de 32 especialidades médicas, destacando-se também a Maternidade Dr. Claudio Dalmaz, o novo espaço para o Centro de Diagnóstico por Imagem e as novidades que não param por aí, incluindo o Centro Cirúrgico e o Serviço de Alta Complexidade em Cardiologia (Hemodinâmica). Além disso, estende sua atuação através da Clínica Hospital São Pedro em Carlos Barbosa, oferecendo serviços de exames e consultas.

Ao celebrar seus 91 anos, o Hospital Beneficente São Pedro reafirma seu compromisso com a saúde e o bem-estar da comunidade, buscando continuamente a excelência assistencial e o aprimoramento dos cuidados prestados aos pacientes. Nas palavras do hospital, “Celebramos 91 anos de dedicação à saúde e ao bem-estar de nossa comunidade. Uma jornada marcada por desafios, superações e inúmeras conquistas. À medida que celebramos este marco, renovamos nosso compromisso com a busca da excelência assistencial e do aprimoramento dos cuidados com cada paciente atendido em nosso hospital. Seguimos, sempre à frente, buscando por tecnologias e inovações, para entregar uma experiência segura e humanizada!”.  

LEIA MAIS 
Hospital São Pedro de Garibaldi é destaque em evento estadual no Palácio Piratini, em Porto Alegre

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp