
O homem de 47 anos que foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) com 118,5 kg de pasta base de cocaína na tarde de segunda-feira passada, dia 6, em frente ao posto da PRF de Bento Gonçalves, deixou o presídio na quinta-feira, dia 9. Ele foi solto provisoriamente.
A droga estava em uma caminhonete Toyota/Hilux, com placas de Realeza/PR, que o acusado dirigia, em compartimentos, especificamente preparados para o fim de ocultação de mercadorias, fracionada em 113 tabletes.
Quando questionado pelos policiais, o condutor do veículo, natural de Cafelândia/PR, confirmou que se tratava de drogas ilícitas, as quais teriam sido pegas na cidade de Cascavel/PR e tinham como destino a capital Porto Alegre/RS. Ele afirmou ainda que receberia R$ 5 mil para transportar a droga. Foi autuado em flagrante e conduzido ao Presídio Estadual de Bento.
Na tarde de quinta-feira, ele teve audiência de custódia na Justiça Federal de Bento Gonçalves. O acusado foi apresentado e entrevistado pelo juiz federal Frederico Valdez Pereira, e foram ouvidas também as manifestações do Ministério Público, da Defensoria Pública ou do advogado do preso.
Durante a audiência, o juiz analisa a prisão sob o aspecto da legalidade, da necessidade e da adequação da continuidade da prisão ou da eventual concessão de liberdade, com ou sem a imposição de outras medidas cautelares.
Conforme a ata da audiência, o magistrado apontou que não identificou a necessidade de decretar prisão preventiva: “Não vislumbro necessidade de decretar a prisão preventiva para garantir a ordem pública, econômica, a conveniência da instrução criminal ou para assegurar a aplicação da lei pena”.
O juiz também determinou uma fiança no valor de R$ 10 mil que foi paga pelo acusado. Depois do pagamento ele foi liberado.
Ainda segundo determinação, o homem deve se apresentar todos os meses à subseção da Justiça Federal onde mora para informar e justificar suas atividades, está proibido de se ausentar da comarca onde reside, salvo com autorização judicial, deverá comparecer a todos os atos do processo e atender a todas as intimações da justiça.
Clique no link para assistir o momento da prisão do acusado: https://leouve.com.br/geral/homem-e-preso-transportando-aproximadamente-119kg-de-pasta-base-na-br-470/