Hemocentro de Caxias do Sul coleta 75 bolsas de sangue durante ação

O Hemocs recebeu 98 candidatos à doação no último final de semana

Publicado por
13:52 - 09/11/2022

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Hemocentro de Caxias do Sul coleta 75 bolsas de sangue durante ação

Hemocentro de Caxias do Sul coleta 75 bolsas de sangue durante ação (Betânia Ramalho da Silva/Divulgação)

O Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) recebeu, no último sábado (5), 98 candidatos à doação de sangue e captou 75 bolsas. O serviço operou das 8h às 14h, duas horas a mais do que o habitual. Nesta quarta-feira (9), os estoques mais críticos são dos tipos sanguíneos A+, O+ e O-.

Ainda assim, o Hemocs tem diversos horários disponíveis para agendamento de doação de sangue entre quarta à tarde, quinta e sexta-feira o dia todo. Para sábado (12), que terá expediente normal das 8h às 12h, praticamente toda a agenda já está preenchida.

O contato para agendar a doação pode ser feito por meio do WhatsApp (54) 98418.8487 ou dos telefones (54) 3290-4543 e 3290-4536. Também é possível comparecer de forma espontânea. O Hemocs fica na Rua Ernesto Alves, 2260, ao lado da UPA Central.

O Hemocs não terá atendimento ao público na segunda-feira (14), em função do ponto facultativo do Dia do Servidor (conforme Decreto Nº 21.916/ 2022) e no feriado de Proclamação da República (15). O atendimento retorna ao normal na quarta-feira (16/11).

Pré-requisitos para doação de sangue

• Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias. A primeira doação deve ser antes dos 60 anos.

• Pesar mais de 50 kg.

• Estar bem de saúde e bem alimentado.

• Apresentar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira de conselho profissional ou carteira de habilitação).

• Jovens de 16 e 17 anos podem doar mediante autorização formal dos pais e/ou responsável legal, acompanhada de cópia da carteira de trabalho ou cópia da identidade do responsável.

Impedimentos

Temporários

Febre, gripe, gravidez, 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana, uso de alguns medicamentos, pessoas que adotaram comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis, tatuagem e piercing.

Definitivos

Hepatite após os 11 anos de idade, evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, Aids (vírus HIV), vírus HTLV I e II, Doença de Chagas e malária.

Campanha do Grupo RSCOM e Hemocentro

O Grupo RSCOM, em parceria com o Hemocentro Regional de Caxias do Sul, iniciou no último dia 14 de junho a Campanha Bondade na Veia em alusão aos 40 anos da empresa de comunicação, que se comemora em abril de 2023.

Dessa forma, durante um ano (até o aniversário), serão realizadas diversas atividades com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue. Além disso, também estão sendo feitas divulgações nos canais do grupo, ações com comunicadores e influenciadores nos locais de doação, caravanas do hemocentro em diversas cidades, entre outras que estão divulgadas no decorrer da campanha.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp