O projeto de construção do chamado Porto Meridional, em Arroio do Sal, no Litoral Norte gaúcho, deu mais um passo neste meio de semana com duas licenças emitidas por órgãos do governo federal. As informações são do senador Luis Carlos Heinze (PP), um dos defensores do projeto.
Segundo o senador, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) publicou nesta quarta-feira (11), no Diário Oficial da União, uma nota técnica que habilita a construção e operação do Porto Meridional por um grupo de investidores.
“Representa mais um passo na direção do desenvolvimento da região. Significa emprego, renda e oportunidade”, disse o senador.
Heinze informa que também nesta semana o Ibama cumpriu o compromisso que havia assumido com o projeto e emitiu a licença para coleta da fauna, mais conhecida como Abio. Isso representa um aval para elaboração dos estudos finais do porto, que para começar a sair do papel ainda depende de autorizações do Ministério dos Portos e Aeroportos.
“Os estudos que ainda faltam devem ficar prontos em oito meses e, depois disso, teremos em torno de seis meses para que o Ibama conclua suas análises e licenças”, destaca Heinze. A previsão é que toda a parte burocrática para a construção do porto esteja resolvida até o fim de 2024.
Estrutura do Novo Porto
A iniciativa contempla um terminal de uso privado do tipo onshore, com capacidade estimada de recebimento de 40 mil toneladas. A proposta inclui também um calado inicial de 17 metros, permitindo a recepção de embarcações de grande porte, a exemplo dos cruzeiros marítimos. A estimativa é que sejam investidos R$ 6 bilhões, oriundos da iniciativa privada.
O Porto Meridional será um terminal de uso privado do tipo onshore, com capacidade estimada para receber até 40 mil toneladas. Essa estrutura se destaca por seu calado inicial de 17 metros, possibilitando a atracação de embarcações de grande porte, incluindo cruzeiros marítimos. Com um orçamento previsto de R$ 6 bilhões, o empreendimento promete impulsionar o desenvolvimento local e regional.
O responsável pelo projeto é o engenheiro João Acácio Gomes de Oliveira Neto, presidente da DTA Engenharia. Ele destaca que a captação dos recursos para a execução do Porto Meridional será realizada por meio de diversas fontes, incluindo investidores interessados em equity, estruturação de dívidas, fundos de investimentos, fomento via BNDES e o Fundo da Marinha Mercante (FMM). Essa diversificação nas fontes de financiamento torna o projeto mais robusto e viável.