O grupo que conta com cerca de 200 membros, todos familiares de pessoas que estão presas nas penitências de Caxias do Sul e região, pretendem realizar um protesto pacífico, na próxima terça-feira (22), em frente ao Palácio Piratini, em Porto Alegre.
As Unidas pelo Carcere desejam a retomada das visitas aos apenados no Estado. Segundo a administradora do grupo Thauana Ingridi Machado Marini é um direito dos apenados poder receber visitas dos familiares. Ela ressalta que o grupo é composto por diversas famílias de inúmeras cidades do Rio Grande do Sul. Ainda elas são apoiadas por órgãos e entidades envolvidas na área de Segurança Pública, como por exemplo, a Comissão Carcerária de Bento Gonçalves que representa frente estadual e nacional pelo desencarceramento e os grupos da região metropolitana.
No dia 03 de agosto o grupo já se reuniu em frente ao Fórum. As mulheres também já tiveram duas reuniões na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, contudo até o momento não houve respostas concretas sobre a situação.
Para o protesto do dia 22 de setembro, haverá um transporte, saindo de Bento Gonçalves às 4h30, passando por Caxias do Sul, por volta de 06h e dirigindo-e a Porto Alegre. Não haverá custos, para mais informações podem entrar em contato com a Thauana pelo contato (54) 99686-6653.