Grupo de amigos em Bento Gonçalves leva esperança à famílias atingidas pelas enchentes na região

O “Pé na lama”, como são conhecidos, surgiu no ano de 2023 para angariar e entregar doações à vítimas dos desastres de setembro e novembro e se uniu com o “Os guri na sede” contando atualmente com 160 membros

Publicado por
15:33 - 10/05/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Foto: Émerson Sabedra/Grupo RSCOM

Um grupo de empresários amigos decidiu unir forças no ano de 2023, quando houveram as primeiras enchentes no Rio Grande do Sul, atingindo várias famílias na região de Bento Gonçalves. Denominado “Pé na lama”, grupo se uniu mais uma vez, na última semana, para levar esperança à famílias atingidas pelas enchentes da última semana no Rio Grande do Sul, e que atingiu com bastante severidade a Serra Gaúcha. Atualmente, o grupo uniu forças com outros voluntários, chamados “Os guri da sede” e hoje somam 160 pessoas levando ajuda aos atingidos pelas enchentes.

Eles possuem dois quartéis generais, no bairro Santa Marta, em Bento Gonçalves, onde os voluntários fazem a triagem das doações recebidas, montam kits de sobrevivência e rumam, normalmente em caminhonetes 4×4, para áreas de difícil acesso.

Carol Josende, uma arquiteta que participa do grupo, conta que o grupo de voluntários tem o propósito de salvar pessoas, em locais de difícil acesso, justamente por possuírem veículos com tração nas quatro rodas. Itens que o grupo mais precisa no momento é leite, fruta, pães e produtos de higiene e limpeza, para ajudar as vítimas a limpar a casa.

O grupo é parceiro do Instituto Federal, com sede em Bento Gonçalves, onde recolhe roupas já separadas pelo grupo de triagem para levar às famílias atingidas pelas chuvas. “Diariamente cerca de 25 carros saem de nosso quartel general, e rumam em comboio para os municípios mais atingidos, e que possuem difícil acesso”, disse Carol.

O trabalho é divulgado nas redes sociais dos dois grupos no @penalama e @osgurinasede.

 

 

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp