Grêmio vence Goiás de virada e confirma vaga na Libertadores

Tricolor avança aos 62 pontos e reduz distância para equipes do G4 do Brasileirão

Publicado por
21:18 - 30/11/2023

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Grêmio vence Goiás de virada e confirma vaga na Libertadores

Foto: Fabiano do Amaral

O Grêmio está de volta para a Libertadores depois de duas temporadas. O Tricolor venceu o Goiás de virada por 2 a 1 na noite desta quinta-feira e avançou aos 62 pontos, se garantindo dentro do G6 do Brasileirão. Agora, o foco gremista está em perseguir as equipes de dentro do G4. Flamengo, Atlético-MG e Botafogo tem 63 pontos. A derrota rebaixou matematicamente o Esmeraldino.

Restam duas rodadas para o fim da competição. Na próxima rodada, o time de Renato Portaluppi recebe o Vasco, no domingo, às 18h30min. O confronto ganhou a presença garantida de Suárez que deve se despedir da torcida na Arena. Pendurado, o camisa 9 não recebeu o cartão amarelo que poderia deixar ele fora.

Renato apostou em Caíque e Nathan Fernandes como titulares. O Grêmio sofreu e foi para o vestiário em desvantagem com gol do volante Morelli. Na volta do intervalo, Ferreira, com passe de Suárez, e Cristaldo, construíram uma rápida virada.

Atuação ruim
Com novidades na escalação, o Grêmio teve uma atuação ruim diante do Goiás na Arena. Desencaixado, o Tricolor não conseguiu levar perigo ao gol de Tadeu.

Renato optou pelo goleiro Caíque no lugar de Gabriel Grando e no ponta Nathan Fernandes. O jovem até mostrou iniciativa. No entanto, errou nas decisões finais. Protagonista da reta final, o atacante Suárez tocou pouquíssimo na bola.

O Goiás, que ainda agoniza na luta contra o rebaixamento, foi gostando do duelo e abriu o placar em contragolpe. Morelli recebeu lançamento longo e saiu cara a cara com Caíque. O chute rasteiro foi parar no fundo da rede. O lance era ajustado, mas o VAR validou aos 28.

Renato logo promoveu a entrada de Ferreira no lugar de Galdino. Apesar de estar atrás no marcador, o Tricolor não se impôs e nem sequer esboçou uma pressão. Foram cruzamento inconsequentes que pararam nas mãos do goleiro Tadeu.

Suárez, sempre Suárez
O Grêmio voltou com o zagueiro Gustavo Martins e o volante Pepê nas vagas de Carballo e Fábio. Apesar das alterações, quase o Goiás ampliou. Depois de escanteio, Vinicius venceu no alto e o goleiro Caíque fez bela defesa.

Em que pese o susto, o empate chegou aos 4 minutos. Suárez deu passe para o camisa 10 que fintou o zagueiro e bateu colocado para igualar o marcador. Suárez fez questão de deixar cada vez mais claro que irá ser motivo de saudades. Aos 23, o uruguaio deu lindo toque para Nathan Fernandes. Dentro da área, ele bateu cruzado e Tadeu defendeu. O jovem se soltou no segundo tempo e cresceu.

Aos 30 minutos, Nathan foi o escolhido de Renato para o lugar de Cristaldo. O confronto caminhou com um Goiás sofrendo para voltar a assustar o gol de Caíque. Suárez perseguiu o gol até o minuto final, mas parou em Tadeu em duas oportunidades. Aos 42, ele buscou cavadinha que o atento arqueiro segurou bem. O Tricolor administrou com competência e, com o apito final, celebrou os três pontos e a vaga na Libertadores.

Brasileirão 2023 – 36ª rodada
Grêmio 2

Caíque; Fábio (Gustavo Martins), Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo; Villasanti, Carballo (Pepê) e Cristaldo (Nathan); Nathan Fernandes, Everton Galdino (Ferreira) e Luis Suárez. Técnico: Renato Portaluppi.

Goiás 1

Tadeu; Maguinho, Lucas Halter, Bruno Melo e Diego; Willian Oliveira, Morelli, Guilherme (Edu) e Palacios (Apodi); Vinícius (Breno) e Luis Oyama (Anderson). Técnico: Mário Henrique.

Gols: Morelli (28min/1°T) Ferreira (04min/2°T) Cristaldo (11min/2°)
Cartões amarelos: Gustavo Martins, Nathan Fernandes e Carballo (Grêmio) Palacios e Apodi (Goiás)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
Assistentes: Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE-Fifa) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)
VAR: Rodrigo D Alonso Ferreira (SC)
Data e hora: 30 de novembro de 2023, quinta-feira, às 19h
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS).
Público: 38.683 torcedores.

Fonte: Correio do Povo

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp