A Engenharia é um campo muito amplo de atuação e, por isso, conta com diversos cursos de graduação. Mas todos eles têm algo em comum: criar soluções utilizando criatividade e conhecimento científico/técnico. Além disso, pesquisas vêm apontando uma escassez de Engenheiros no mercado, mesmo estando entre os profissionais mais bem remunerados no Brasil.
Conheça algumas áreas da Engenharia e seus objetos de estudo:
Engenharia Ambiental: estuda, desenvolve e usa tecnologias específicas para diminuir os efeitos negativos da ação humana sobre o ambiente.
Engenharia Automotiva: desenvolve produtos e sistemas na área automobilística, analisa e valida projetos por meios experimentais físicos e virtuais.
Engenharia Civil: projeta estruturas, seleciona materiais, planeja e constrói edificações, além de gerir e otimizar os processos ligados aos empreendimentos do setor da construção civil.
Engenharia de Computação: desenvolve projetos integrados de hardware e software de alta qualidade e desempenho, compreendendo sistemas embarcados e sistemas de tempo real.
Engenharia de Controle e Automação: desenvolve formas de modernização de produtos ou processos como de geração e distribuição de energia, de automação predial e comercial, de sistemas bancários e de serviços em geral.
Engenharia de Materiais: planeja, organiza e controla os principais processos de produção, transformação e utilização de materiais metálicos, plásticos, cerâmicos, entre outros.
Engenharia de Produção: estuda processos produtivos, implantação e gerenciamento de sistemas de produção de bens e serviços.
Engenharia Elétrica: estuda a geração, transmissão e distribuição de energia e a sua utilização por consumidores industriais, comerciais e residenciais.
Engenharia Mecânica: estuda a concepção, projeto, racionalização e análise de sistemas produtivos de bens e de serviços na área metal-mecânica.
Engenharia Química: estuda a criação, geração, aperfeiçoamento e uso de tecnologias para a transformação física e química de materiais em produtos de uso industrial e comercial.
E quando o assunto é qualificação, uma das instituições que se destaca é a Universidade de Caxias do Sul. A UCS conta com cursos de Graduação em diferentes áreas, com conceito 4 no Índice Geral de Cursos do MEC, o que é considerado muito bom na escala de mínimo 1 e máximo 5. A Universidade também possui a maior infraestrutura da região, com mais de 800 laboratórios de ensino, entre eles, laboratórios específicos para Engenharias, como o de Engenharia e Ciências Ambientais, de Sistemas Embarcados, de Tecnologias Construtivas e muito mais.
Para quem está buscando oportunidades para iniciar a Graduação na área de Engenharia, são diversas as formas de ingresso na Universidade de Caxias do Sul, como o Vestibular Contínuo, com prova on-line todas as segundas e quintas e a Segunda Graduação, com condições especiais de desconto. Mas se você já está cursando uma Graduação em Engenharia, a Transferência é uma ótima opção, oferecendo 50% de desconto no primeiro semestre. Mais informações podem ser encontradas em: www.ucs.br/site/estudenaucs/transferencias
Conheça os cursos de graduação da UCS, clique aqui.