Governo do Estado anuncia construção de nova ponte em Nova Roma do Sul, na ERS-448

A estrutura será construída ao lado da ponte atual, com capacidade para veículos de até 45 toneladas, duas vias e acostamento em ambas as laterais

Publicado por
14:31 - 23/01/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Governo do Estado anuncia construção de nova ponte em Nova Roma do Sul, na ERS-448

Reprodução

Mesmo com a ponte construída pela comunidade, liderada pela Associação Amigos de Nova Roma, o Governo do RS pretende construir outra maior.  A travessia sobre o Rio das Antas, ligando Nova Roma do Sul a Farroupilha, atualmente, tem 120 metros. Conforme o governador Eduardo Leite, a nova terá 180 metros de comprimento. (Confira o vídeo abaixo)

O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), vinculado à Secretaria de Logística e Transportes (Selt), planeja iniciar as obras ao longo deste ano. Técnicos do Daer estão finalizando o anteprojeto da nova ponte, que será concluído em fevereiro. Em março, o documento será encaminhado à Central de Licitações do Estado (Celic), marcando mais um avanço no processo de construção.

O governador Eduardo Leite destaca a construção da nova ponte como um exemplo de mobilização popular e reforça o comprometimento do Estado em fornecer recursos para a iniciativa. Leite enfatiza a importância da nova estrutura, planejada com uma abordagem mais robusta e atual, em contraste com a ponte centenária que será substituída.

Para obter apoio financeiro do governo estadual, a nova ponte deve estar em conformidade com a legislação vigente. A estrutura será construída ao lado da ponte atual, com capacidade para veículos de até 45 toneladas, duas vias e acostamento em ambas as laterais.

Necessidades logísticas e prazos:

O diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, enfatiza que a nova ponte atenderá às necessidades logísticas do município, possibilitando o tráfego de cargas e passageiros que a estrutura atual não comporta. O custo da obra será definido após a reestruturação orçamentária, prevista para fevereiro. O prazo de conclusão será determinado posteriormente, levando em consideração as definições orçamentárias e as normas técnicas vigentes.

A nova ponte ficará na diagonal do Rio das Antas, o que, segundo Faustino, facilitará o acesso de veículos de maior porte à cidade, impulsionando a economia regional e reduzindo os custos de frete. A estrutura anterior, que era perpendicular ao rio, limitava o acesso e a movimentação de carga. A construção da ponte provisória foi viabilizada pela alteração no traçado da rodovia estadual, integrando-a à malha rodoviária municipal, permitindo o tráfego de caminhões pesados em direção à ponte.

Confira a manifestação do governador Eduardo Leite

Governador do RS, Eduardo Leite, postou um vídeo em suas redes sociais prestando explicações sobre a Ponte sobre o Rio das Antas em Nova Roma do Sul, construída pela população.

 

governo

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp