Comportamento

Goteiras causam transtornos aos usuários do transporte coletivo nas EPIs de Caxias do Sul

Fotos: Fábio Carnesella / Grupo RSCOM
Fotos: Fábio Carnesella / Grupo RSCOM

Nesta quinta-feira (26) devido as chuvas dos últimos dias, populares relataram problemas nas estruturas das estações de transbordo Floresta e Imigrante em Caxias do Sul.

A equipe do Portal Leouve visitou a EPI Floresta e constatou diversas goteiras, as quais causam transtornos aos usuários do transporte coletivo. A população precisa circular de capa ou guarda-chuva aberto em baixo da estrutura. Ainda, não é possível sentar nos bancos, já que ficam molhados por conta dos pingos de chuva. Também não há uma estrutura de cobertura entre a cancela de entrada e o acesso aos ônibus, para aqueles que chegam a pé no local.

(Foto: Fábio Carnesella)
Fotos: Fábio Carnesella / Grupo RSCOM

A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), responsável pelas EPIs, foi procurada e o engenheiro Talivan Tavares, explicou a situação. Segundo ele, a empresa que faz os reparos na estrutura é terceirizada e contratada por meio de licitação. Porém, o contrato já se encerrou em fevereiro deste ano, entretanto ela deve reparar esses problemas.

“Agora a gente mesmo já tendo encerrado o contrato a gente tem um item no termo contratual sob garantia de obras, que é um item que quando há algum problema que não foi resolvido, a gente aciona a empresa pra atender.  Então a gente solicitou pra eles que fizessem essa essa revisão, na cobertura das duas estações, Então a gente já frisou novamente com eles, que é importante, da agilidade pra resolver esse problema.”

Em conversa com populares, que preferiram não se identificar, eles relataram que as goteiras existem a muito tempo e já fizeram denuncias pelo Alô Caxias, mas até o momento não foram atendidos.

Questionado sobre uma nova licitação, para contratar outra empresa, Tavares destacou que não há previsão. Pois agora será analisado pela SMTTM, se será feita uma contratação por licitação, ou se será feita uma Parceria Público Privada (PPP).