Os moradores do Rio Grande do Sul poderão receber, a partir do dia 18 de dezembro, alertas de desastres naturais. O serviço funcionará através de mensagens SMS, enviadas para os celulares dos usuários.
Os moradores receberão uma mensagem da Defesa Civil, questionando se há interesse em se cadastrar para o recebimento de alertas. As mensagens virão da seguinte forma: “Defesa Civil Nacional informa: novo serviço de envio de SMS gratuito com alertas de área de riscos. Para se cadastrar responda para 40199 com CEP de interesse”.
Após efetuar o cadastro, o usuário será informado de que o celular está apto a receber alertas de inundações, alagamentos, temporais, perigo de deslizamentos de terra, além de recomendações da Defesa Civil. O serviço é gratuito para o cidadão e para o governo. Caso o usuário deseje, é possível fazer o cancelamento do recebimento de mensagens.
Os alertas são enviados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e pela Defesa Civil do estado e dos municípios. O serviço, coordenado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), já está em funcionamento nos estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo.
Além do Rio Grande do Sul, os estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santos também contarão com o sistema ainda em 2017.
Os moradores de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás receberão o serviço a partir de 15 de janeiro. No dia 19 de fevereiro, será a vez do Distrito Federal, Mato Grosso e Tocantins. Os demais estados terão o sistema a partir de 19 de março.
Esse tipo de serviço já é utilizado em países como Japão, Canadá, Chile, Bélgica e Filipinas.
Colaboração: Andreas Weber/Jovem Pan Grande POA FM 90,7