RECONHECIMENTO

Gaúchos que encontraram em Farroupilha a cultura tradicionalista recebem Medalha Tibiriçá dos Santos

Foram homenageados: Alexandre de Moura Destefani, Diego Laidens da Costa, Enedina Aparecida Walter, Fabiana Cristina Gulden e Fernanda Gaviraghi da Silva

FARROUPILHA
Foto: Cláudia Chiele/Grupo RSCOM

A Câmara de Vereadores de Farroupilha prestou sua homenagem aos Festejos Tradicionalistas e reconheceu, em Sessão Solene na noite desta segunda-feira (15), cinco gaúchos que de forma voluntária contribuem no desenvolvimento da cultura tradicionalista na cidade.

Seja nas funções operativas ou artísticas dos CTGs, o tradicionalismo detém grande influência na vida pessoal e familiar de cada homenageado. Seus atos foram lembrados pelos vereadores e prefeito durante a Sessão e a Medalha Tibiriçá dos Santos lhes foi concedida.

Foto: Gabriel Venzon/Câmara de Vereadores

Homenageados:

Alexandre de Moura Destefani (CTG Rancho de Gaudérios): criado na região fronteiriça com o Uruguai, desde criança cultiva a cultura tradicionalista, ingressando como dançarino. Em 2006 ao mudar-se para Farroupilha conheceu o Rancho de Gaudérios o qual dedicou-se na projeção de grupos folclóricos, e na organização de eventos e invernadas.

Diego Laidens da Costa (CTG Aldeia Farroupilha): instrutor de danças com experiência em variados CTGs, sendo seu início em Tramandaí. Coleciona em sua história títulos, Enarts, rodeios e festivais. Sua aptidão em ensinar é percebida também fora dos CTGs, como professor de contraturno da Escola João Grendene e do Projeto Acolher.

Enedina Aparecida Walter (Piquete Garrão de Potro): natural de Vacaria, encontrou em Farroupilha o tradicionalismo. Sócia fundadora e vice patroa do Garrão de Potro, sua participação é também percebida na gastronomia, sendo a responsável pela organização da Feijoada Anual da entidade.

Fabiana Cristina Gulden (CTG Chilenas de Prata): nascida em Carlos Barbosa, mudou-se para Farroupilha em 1993. Atua com vice Patroa do Chilenas de Prata, entidade que lhe acolheu em 2023. Participativa, auxilia em todos eventos da entidade.

Fernanda Gaviraghi da Silva (CTG Ronda Charrua): uma cultura que veio de berço. Ingressou no tradicionalismo em 1992, acompanhando seus pais – e desde então é uma prenda ativa com experiência em invernadas mirim, juvenil, adulta e veterana. Presente nas cinco últimas gestões do Ronda Charrua, atualmente coordena todas invernadas da entidade.