O Muay Thai, também conhecido como boxe tailandês, é uma arte marcial tradicional da Tailândia que se tornou popular em todo o mundo como um esporte de combate. Acredita-se que o esporte tenha surgiu há cerca de dois mil anos, como uma forma de defesa contra invasores estrangeiros. Mas, ao longo dos séculos, evoluiu para ser uma forma de competição e entretenimento, e hoje é um dos esportes de combate mais populares do mundo.
Embora tenha sido historicamente dominado por homens, o Muay Thai está ganhando popularidade entre as mulheres como uma forma de treinamento e competição. Muitas delas encontram nele uma oportunidade para desenvolver sua força, confiança e habilidades de autodefesa. E, provando que a luta também é esporte de mulher será realizado em Garibaldi, no dia 11 de março, o 2º Encontro Feminino de Muay Thai Rio Grande do Sul , totalmente gratuito, promovido pela Smalti Fight In Family. Conforme uma das idealizadoras do evento e também instrutora do esporte, Eliziane de Barros Smalti, o encontro é uma oportunidade para unir forças e compartilhar conhecimento.
“No ano de 2019 eu tive a ideia de juntar as mulheres que praticam o Muay Thai no Rio Grande do Sul, independente de federação, academia, se era lutadora ou só praticante. Quando vi, estávamos no total de 16 professoras e 120 alunas. O evento foi um sucesso. Agora, neste ano, queremos aumentar ainda mais o número de participantes. Todas as meninas que praticam e gostam do esporte, ou até, que querem conhecer a luta, é uma oportunidade. Podem participar a partir dos seis anos de idade. A inscrição e gratuita e já pode ser feita pelo WhatsApp, (54) 9 99142-4257”, destaca.
As atividades iniciam a partir das 14h, na sede da academia Smalti, no centro de Garibaldi, e contarão com formação, aquecimento geral e treino, além, é claro, da troca de experiências com o objetivo de inspirar as participantes.
Confira a reportagem em vídeo: