Garibaldi, na Serra Gaúcha, tem se consolidado como um destino turístico e atraído milhares de visitantes anualmente. É o que mostra o levantamento realizado pelo Sebrae RS, em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo, no qual o município registrou um aumento de 22,69% no número de turistas nos últimos quatro anos. Assim, a Capital Nacional do Espumante passou de 538.599 turistas em 2019 para 660.794 em 2022.
Segundo o prefeito Sérgio Chesini, o levantamento reflete o esforço da administração municipal em fomentar o turismo em Garibaldi. “Estamos comprometidos em realizar ao menos um grande evento na cidade por mês com o intuito de atrair turistas não apenas da região, mas de outras partes do país”, revela. Chesini lembra que o município já é reconhecido por seus eventos tradicionais como o Garibaldi Vintage, o Festival Colonial, o Festival do Grostoli e a Fenachamp e a ideia é, cada vez mais, investir em atrações diferenciadas e que valorizem a vocação turística da região.
Pela pesquisa, o tempo de permanência dos turistas na cidade também obteve avanço, passando de um a três dias em 2019, para quatro a sete dias em 2022. A secretária municipal de Turismo e Cultura, Ana Pauline Mombach, ressalta que o resultado da pesquisa é muito satisfatório e que tem trabalhado em políticas para aumentar o período de estadia para 15 dias. “Hoje, Garibaldi possui inúmeros atrativos durante o ano inteiro. Temos a nossa gastronomia, enoturismo, rotas turísticas e, principalmente, temos trabalhado em eventos para atrair cada vez mais visitantes para a nossa cidade. Ficamos muito felizes em estar colhendo os frutos disso”, comemora.
A Pesquisa Análise de Fluxo Turístico 2022 mostrou que apenas três cidades do Rio Grande do Sul apresentaram um aumento no fluxo turístico. Dos 22 municípios analisados pelo estudo, somente Garibaldi, São Francisco de Paula e Pelotas cresceram, sendo que os demais caíram ou não apresentaram dados para comparação. Os principais estados emissores de turistas para o município em 2022 foram Alagoas, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.