Comportamento

Garibaldi: Remodelação da rótula da RSC-453 requer atenção de motoristas e pedestres

Remodelação da rótula da RSC-453 requer atenção de motoristas e pedestres
Foto: Raphael Nunes

A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) retomou, na última semana, os serviços de remodelação da rotatória no entroncamento da RSC-453 com a RST-470 – entre as ruas Balduíno Sbeghen, Buarque de Macedo e Nossa Senhora do Carmo -, em Garibaldi.

Considerada uma importante obra para a região da Serra, a obra modificará a rótula atual, fazendo com que o tráfego de veículos torne-se segregado em pistas distintas, facilitando o fluxo de veículos e proporcionando mais segurança para quem for acessar os bairros adjacentes, acessar a RSC-453 ou atravessar de um sentido ao outro da via. A previsão é que a obra seja finalizada até o dia 20 de dezembro.

Para o diretor-presidente da EGR, Luiz Fernando Záchia, os trabalhos irão aperfeiçoar a organização do tráfego em um trecho que conta com grande volume de carros e caminhões. “Queremos qualificar o local para viabilizar o melhor deslocamento dos condutores e, paralelamente, preservar os pedestres que diariamente circulam pela estrada”, afirmou o dirigente.

De acordo com o diretor-técnico Luis Fernando Vanacôr, após a execução dos trabalhos topográficos, estão sendo realizadas complementações no processo construtivo da camada de sub-base – fase que envolve a operação de poucos equipamentos e materiais. “Posteriormente, ocorrerá a colocação da camada de base, revestimento asfáltico, ampliação do meio fio, paisagismo e implantação de uma nova sinalização para melhorar a mobilidade do segmento”, explicou Vanacôr.

A EGR solicita aos condutores que dirijam com atenção redobrada e respeitem os limites de velocidade em função da presença de trabalhadores e máquinas na pista. As ações podem ocasionar bloqueios de faixas e, consequentemente, lentidão ou retenção de veículos.