As eleições municipais de 2024 em Garibaldi estão transcorrendo de forma tranquila neste domingo (6), sem registros de incidentes significativos. Com 26.234 eleitores aptos a votar, a cidade realiza o pleito em turno único para a escolha do prefeito, vice-prefeito e 9 vereadores, conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Leia também:
Homem é detido por boca de urna no bairro Rio Branco, em Caxias do Sul
A disputa pela prefeitura envolve dois candidatos: o atual prefeito Sérgio Chesini (PP), que busca a reeleição, e o ex-prefeito Antônio Cettolin (MDB), que tenta retornar ao cargo. Chesini lidera a chapa “Juntos por uma Garibaldi Ainda Mais Feliz”, tendo o empresário Adriano Carniel (PP) como vice, enquanto Cettolin, que já governou Garibaldi por quatro mandatos, concorre ao lado da enfermeira Simone Agostini (MDB), na coligação “Estamos Juntos Garibaldi”.
De acordo com Daiane Conte, chefe do Cartório Eleitoral de Garibaldi, a votação está ocorrendo de forma bastante organizada, com apenas pequenos problemas técnicos, prontamente resolvidos.
“Algumas urnas apresentaram inconsistências na bateria devido a mau contato, mas nada que prejudicasse o processo. As seções estão todas funcionando normalmente, e as equipes de mesários foram completadas sem grandes complicações”, afirmou.
Até o momento, não houve registros de incidentes graves relacionados a boca de urna, apenas a notificação de veículos com adesivos de candidatos próximos às seções eleitorais. O juiz eleitoral, Antônio Pereira Rosa, também destacou a importância de que os eleitores exerçam seu direito de voto:
“É um dia de cidadania e democracia. Esperamos que todos participem do processo de forma pacífica e consciente.””
Garibaldi pertence à Zona Eleitoral 98, que conta com 80 seções distribuídas em 34 locais de votação.