MEIO AMBIENTE

Garibaldi lança programa “Vidro vira Vidro” para incentivar reciclagem

Projeto da Prefeitura e da Cooperativa Vinícola Garibaldi reforça o descarte correto do vidro.

(Foto: Felipe Vicari/ Grupo RSCOM)
(Foto: Felipe Vicari/ Grupo RSCOM)

A Prefeitura de Garibaldi lançou o programa “Vidro vira Vidro”, em cerimônia realizada no complexo enoturístico da Cooperativa Vinícola Garibaldi na quinta (16). A ação é uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, a Cooperativa Vinícola Garibaldi, a Verallia, a VidroFix e a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Garibaldi (COOCAMREG).

O programa tem como objetivo incentivar a conscientização ambiental e o descarte adequado de resíduos de vidro, contribuindo para a redução do impacto ambiental e a destinação sustentável desse tipo de material.

De acordo com a Prefeitura, o vidro recolhido será transportado pela empresa responsável até a COOCAMREG, onde passará por triagem e separação. Depois, será encaminhado à empresa parceira encarregada da reciclagem, que o transformará novamente em matéria-prima.

Pontos de Entrega Voluntária (PEVs)

Para facilitar o acesso da comunidade, foram instalados cinco Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) em locais estratégicos do município: Cooperativa Vinícola Peterlongo, Parque da Estação Ferroviária, Pronto Atendimento Médico (PAM), Ginásio Municipal de Esportes e Campo do bairro São Francisco.

O secretário de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, Anderson Dalla Rosa, afirmou que o programa reforça o compromisso do município com a sustentabilidade.

“O ‘Vidro vira Vidro’ é um exemplo de economia circular e responsabilidade compartilhada. Com ele, unimos poder público, setor produtivo e comunidade em uma causa comum: reduzir impactos ambientais e transformar resíduos em novos recursos”, destacou.