A Secretaria Municipal da Saúde de Garibaldi segue realizando o trabalho de conscientização e sensibilização sobre o Aedes aegypti, transmissor da dengue, zica vírus e febre chicungunya. Nesta segunda-feira (29), a equipe do Departamento de Controle da Dengue esteve na Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) João Machado Rosa realizando uma palestra, nos turnos da manhã e tarde, para cerca de 70 alunos (da pré-escola ao 5º ano), informando sobre a doença, sintomas e cuidados preventivos, com a presença dos mascotes Dengosa e Dengão.
Além disso, as equipes também permanecem atuando na fiscalização dos focos de mosquito. No último sábado (27), foi realizada uma ação de limpeza no bairro Ferroviário e arredores, que resultou no recolhimento de entulhos e garrafas de vidros. Denúncias sobre focos do Aedes aegypti podem ser feitas pelo telefone: (54) 3462-8197.
Sintomas da doença
Febre alta, entre 39°C e 40°C, com duração de dois a sete dias, dor atrás dos olhos, dor de cabeça, no corpo e nas articulações, mal-estar geral, náusea, vômito, diarreia, manchas vermelhas na pele com ou sem coceira, são os principais sintomas da dengue.
Medidas de prevenção:
A melhor forma de prevenir da dengue é evitar focos do mosquito, eliminando reservatórios com água parada:
– Retire os pratos dos vasos de plantas ou coloque areia até a borda dos pratos para evitar o acúmulo de água;
– Livre-se de objetos que acumulam água;
– Armazene as garrafas vazias, baldes e vasos com o gargalo para baixo;
– Mantenha as caixas d’água, poços, barris e lixeiras bem vedados;
– Mantenha as calhas desobstruídas e livres de folhas e galhos;
– Trate piscinas com cloro;
– Tenha cuidado com o lixo (amarre bem as sacolas, e deposite-as corretamente em lixeiras);
Outras medidas de proteção individual que podem ser adotadas são o uso de repelentes e inseticidas, a instalação de mosquiteiros e telas em portas e janelas.
Saiba mais
Drive Thru Sustentável é realizado sábado, em Garibaldi