Garibaldi Gastrô: uma programação para apaixonados por gastronomia

A 6ª edição do evento acontece nos dias 18 e 19 de agosto, na Serra Gaúcha

Publicado por
09:00 - 06/07/2022

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

(Foto: Divulgação)

O Garibaldi Gastrô promete voltar às origens através de experiências únicas em 2022. Depois da primeira atividade – o almoço solidário, realizado em maio –, o auge da programação da 6ª edição acontece nos dias 18 e 19 de agosto. Nesses dias, uma intensa agenda de oficinas, bate-papos e visitas técnicas encerra com o tradicional Jantar a bordo da Maria Fumaça – Trem do Vinho. O lançamento oficial da programação deste ano aconteceu na noite desta última segunda-feira (4), na Trinker Cervejaria Brew Pub, local onde será realizado o Prosa Gastrô.

Durante o evento, a reportagem do Portal Leouve conversou com a Presidente da Associação Gastrô Serra Gaúcha, Catherine Nicolao Tedesco, que destacou o sucesso e crescimento do projeto.

“É um orgulho pra gente chegar na 6ª edição deste projeto tão lindo, idealizado pala Associação Gastrô Serra Gaúcha. Um evento que cresce a cada ano agregando aos nossos associados e também para gastronomia de Garibaldi, região e do Rio Grande do Sul, pois estamos atingindo entusiastas da gastronomia de todo o Estado, o que é uma conquista para todos nós”, reforça.

(Foto: Lilian Donadelli/ Grupo RSCOM)

No embalo de resgate e valorização das origens que remetem ao tema deste ano – terra –, as oficinas e bate-papos com chefs acontecerão no dia 18 de agosto, na Trinker Cervejaria Brew Pub, no Centro de Garibaldi. O ambiente temático foi montado a partir da antiga Vinícola Pindorama, cave de pedra que fez parte da história da cidade. Para o sócio-proprietário da cervejaria, Felipe Vidal, o encontro é uma oportunidade para harmonizar a história, a gastronomia e união de forças do setor.

“Para nós da Trinker é uma imensa alegria fazer parte deste momento. A nossa empresa é imbuída destes quesitos. Estamos num prédio histórico, com a oportunidade de contar um pouquinho da história do município – por meio da estrutura que abrigou a Vinícola Pindorama – e, hoje, também marcamos ponto falando da trajetória da Trinker. É uma satisfação estar junto com o Garibaldi Gastrô, que nos possibilita fomentar esse tipo de ação. A união de forças de restaurantes, entidades, amigos e parceiros é extraordinária. É um prazer abrir as nossas portas para receber este evento maravilhoso”, destaca.



A programação  

A programação inicia no dia 18, já pela manhã, com oficinas e bate-papos com chefs e convidados especiais que se estendem até o final do dia, na Trinker. No “menu” de experiências estão atividades que envolvem temas como o Reino dos Fungos, transformação dos alimentos, Gastronomia Vibracional e alimentos do dia a dia, como café, pão e chocolate. Também estão previstas degustações de vinhos, pães, azeites, miniporções de pratos e cervejas.

A programação segue no dia 19, pela manhã, quando a novidade desta edição entra em cena. Entre 9h e 11h30 acontecem visitas técnicas simultâneas a dois estabelecimentos tradicionais da cidade: a Osteria Della Colombina e o restaurante Valle Rustico. Na Osteria, os participantes terão contato com técnicas de plantio orgânico e produção biodinâmica e poderão conhecer a história do restaurante familiar e degustar delícias da Chef Odete Bettú Lazzari. Já no Valle Rústico, uma oficina de mate doce, um bate-papo com o renomado Chef Rodrigo Bellora e uma degustação de diferentes tipos de mel de abelhas nativas permitirão que os participantes conheçam a importância da valorização de ingredientes locais utilizados de forma surpreendentemente simples e com excelência.

O tradicional Jantar a bordo da Maria Fumaça – Trem do Vinho, fecha a programação na noite do dia 19, com um menu assinado pelos chefs que farão parte da programação dentro da temática “terra”. No cardápio, pães de fermentação lenta, terrines de pato e de porco da raça Moura, compota de frutas, geleias, antepastos, queijos gaúchos e charcutarias autorais (Boas-vindas); Minilegumes e farofa de “terra” (Entrada); Creme de cogumelos silvestres com crocante de sementes e pimenta calabresa, finalizado com azeite defumado e mini verdes (Primeiro prato); Contrafilé Black Angus ao ponto do assador, mil folhas de aipim, demi glace e folhas ácidas (Segundo prato); e Cheesecake de chocolate branco com ricota de kefir e geleia de framboesa com beterraba (Sobremesa). O menu será harmonizado com vinhos e espumantes das vinícolas gaúchas. Após o jantar será realizado o passeio de Maria Fumaça de Garibaldi a Carlos Barbosa (ida e volta)

Em todas as atividades as vagas são limitadas. Os ingressos estão sendo comercializados com exclusividade pela plataforma Wine Locals. Confira a programação completa das oficinas, aqui.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
(Foto: Roberto Nichetti)
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp