Comportamento

Garibaldi comemora 122 anos de emancipação política

A programação ao aniversário de emancipação política se desenrolou ao longo do mês de outubro

Garibaldi comemora 122 anos de emancipação política
Foto: Divulgação

O município de Garibaldi comemora nesta segunda-feira, (31), 122 anos de sua emancipação política. Para celebrar a data, a prefeitura está preparando uma série de eventos. No final da tarde, às 17h, será celebrada uma missa de ação de graças em comemoração ao aniversário municipal, na igreja matriz. Após, às 18h30, será entregue o prêmio Embaixador do Turismo 2022 para Valmor Marasca, na estação férrea.

A programação ao aniversário se desenrolou ao longo do mês de outubro, incluindo a Fenachamp e Feira do Livro. Ações como inauguração oficial de obras, homenagens, visitas, Encontro Municipal do Idoso e a Administração Estudantil buscam aproximar o resultado do trabalho da administração pública da comunidade.

Garibaldi comemora 122 anos de emancipação política
Foto: Arquivo Histórico Municipal de Caxias do Sul

Garibaldi e sua História

Em 1875, Garibaldi ainda era chamada de Colônia Conde D’Eu, denominada assim em homenagem ao genro do imperador, casado com a Princesa Isabel. A região não oferecia atrativos, pois suas terras eram acidentadas. Seria necessário investir na infraestrutura para povoá-la. Para isso foram criadas estratégias para atrair imigrantes europeus.

A oferta brasileira vinha ao encontro das expectativas dos imigrantes, pois acreditando que o quadro de miséria vivido na Europa ficaria no porto, o imigrante encheu sua bagagem de sonhos, fechou-a com esperança e coragem e partiu, como um peregrino, em busca de um caminho que ressignificasse sua vida.

Em 31 de outubro de 1900, o governo eleva Conde D’Eu à condição de município, que passa a chamar-se de Garibaldi, em homenagem ao italiano Giuseppe Garibaldi, que participou da Revolução Farroupilha e é considerado “herói dos dois mundos”. Já no início de 1900, houve um novo fluxo de imigração, com a chegada de famílias sírio-libanesas, que desenvolveram o aspecto comercial do centro da Cidade.

De 1900 até os dias de hoje, Garibaldi se desenvolveu, acolhendo mais pessoas, que se tornaram garibaldenses de coração. Agora o município tenta retomar parte de seus símbolos, recuperando a lei estadual que marca o dia 22 de outubro como dia do champagne e do espumante fino. Também a nova fase da pista de esqui, agora de forma itinerante, entre outras marcas que somam a memória garibaldense.