Funeral da Rainha Elizabeth II conta com programação planejada há anos

A capela com o caixão da monarca não está mais aberta à população

Publicado por
08:47 - 19/09/2022

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Funeral da Rainha Elizabeth II contará com programação planejada

(Foto: Emilio Morenatti / POOL / AFP)

O funeral de Elizabeth II será realizado durante todo o dia. Iniciado às 11h (6h em Brasília), o sepultamento está previsto para ser realizado às 19h30 (15h30 em Brasília) no Castelo de Windsor, localizado nos arredores de Londres. Lá também foram sepultados o rei George VI, pai de Elizabeth II, sua mãe, irmão e o marido, príncipe Philip, que morreu no ano passado.

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e sua espora, Michelle Bolsonaro, estão presentes no funeral da rainha Elizabeth II. O líder brasileiro chegou a Londres no domingo, 18, e visitou o caixão da monarca em Westminster Hall. Em seguida, Bolsonaro assinou o livro de condolências e homenageou Elizabeth: “Nossos sentimentos à família real e ao povo do Reino Unido.”

Programação:

Desde às 11h (7h em Brasília) até às 19h30 (15h30 em Brasília), será realizado toda a cerimônia de homenagem à Elizabeth II que faleceu a onze dias. Durante todo o dia será seguido uma programação planejada há anos de maneira meticulosa.

6h30 (2h30 Brasília)
A capela com o caixão de Elizabeth II fechou as portas para a população em Westminster Hall.

8h (4h)
Os convidados começam a entrar na Abadia de Westminster, onde acontece o funeral.

10h35 (6h35)
Carregadores levantam o caixão do catafalco onde está desde quarta-feira e o levam até a carruagem que aguarda diante da porta norte de Westminster Hall.

10h52 (6h52)
A carruagem chega ao portão oeste da Abadia de Westminster, seguida a pé por seu filho mais velho e sucessor Charles III e outros membros da realeza. Os carregadores levantam o caixão e o levam para a abadia.

11h (7h00)
O deão de Westminster, David Hoyle, oficia a cerimônia fúnebre, na qual o arcebispo de Canterbury e líder espiritual da Igreja Anglicana, Justin Welby, pronuncia um sermão.

11h55 (7h55)
Ouve-se o Last Post, um toque de corneta usado em funerais e cerimônias militares, seguido por dois minutos de silêncio.

12h (8h)
A cerimônia termina com o hino nacional, agora God Save the King, e uma composição musical de luto.

12h15 (8h15)
A carruagem transporta o caixão até o Wellington Arch e o Hyde Park Corner, perto do Palácio de Buckingham, a residência oficial dos reis em Londres. A família real e membros das Forças Armadas dos países da Commonwealth acompanham o cortejo, ao som do sino do Big Ben e de salvas de canhão.

13h (9h)
O caixão chega ao Wellington Arch e é levado para um carro fúnebre, que o transporta até o Castelo de Windsor, ao oeste de Londres.

15h06 (11h06)
O carro fúnebre chega a Windsor e segue para o castelo pela avenida Long Walk.

15h40 (11h40)
O rei e membros da família real se unem ao cortejo a pé no Castelo de Windsor antes que a comitiva chegue à capela às 15H53.

16h (12h)
A cerimônia fúnebre começa na Capela de St. George com a presença da família real, líderes dos países da Commonwealth e funcionários do serviço da rainha. Após 45 minutos, o caixão é introduzido no panteão real.

19h30 (15h30)
O sepultamento de Elizabeth II acontece em cerimônia privada na Capela de St. George, onde já estão os corpos de seu pai, o rei George VI, de sua mãe Elizabeth e as cinzas de sua irmã Margaret. O caixão de seu marido, o príncipe Philip, será enterrado no local ao mesmo tempo.

Informações de Jovem Pan

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp