A solidariedade está presente. Mas em momentos como a maior tragédia climática que o Rio Grande do Sul atravessa, intensificar este gesto faz a diferença. Em Caxias do Sul, são inúmeros pontos de coleta de donativos, dentre os quais estão o Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida e a sede da Fundação Caxias, que organiza uma campanha de apoio às famílias atingidas pelos efeitos da chuva.
Neste fim de semana, segundo a assessoria da entidade, foram arrecadados quase 13 toneladas de alimentos, 32 mil peças de roupas e 270 colchões. Apesar de não terem sido quantificados ainda, itens de higiene também foram recebidos.
A reportagem do Portal Leouve visitou, no início da tarde desta segunda-feira (6), o ginásio do Seminário Diocesano, local que é preenchido não somente com donativos, mas com calor humano. Isso porque, de acordo com a coordenadora dos trabalhos, Denise Bampi, em torno de 100 voluntários estão colocando a mão na massa. O número de colaboradores varia conforme dia e horário (veja ao fim da matéria como participar).
Ainda que a roda da solidariedade esteja girando, as doações não podem parar, ela indica.
“O que estamos precisando muito, de imediato, é água, as pessoas estão tomando água suja em alguns lugares por sede. Precisa muita água, muito leite, alimento não-perecível de todo gênero, cestas básicas ou alimentos em fardo, leites especiais para primeira infância, material de higiene e limpeza. Pensa que agora começa a baixar as águas, o pessoal tem que lavar, precisa rodo, vassouras, pano. Precisa cobertas, lençóis, colchões em condições”, resume a colaboradora.
A Fundação Caxias divulgou que, até o momento, receberam ajuda da campanha os afetados pela chuva nas regiões de Galópolis e Vila Cristina, em Caxias, e nos municípios de Santa Tereza, Roca Sales, Feliz, Três Coroas e Canoas.
Aula de humanidade
Denise Bampi conta que as principais funções dos voluntários são descarregar doações que chegam, realizar a triagem — separação de itens por setor, como roupas masculinas, femininas e infantis, ou kits de produtos de limpeza e higiene — e carregar os veículos que vão levar os suprimentos separados até quem precisa.
Ao longo dessa semana, os alunos de ensino médio do CETEC, instituição da Universidade de Caxias do Sul (UCS), têm uma nova matéria na grade curricular: humanidade. A gurizada, por iniciativa própria, se prontificou para integrar o time de voluntários que atua no seminário.
O estabelecimento de ensino, então, oficializou o movimento e está dando presença em aula para os estudantes que forem ajudar. Guiando os alunos, que tem entre 15 e 18 anos, o professor de inglês e economia, Pedro Zeilmann Jaeger, relatou que hoje pela manhã havia em torno de 50 estudantes do CETEC colaborando.
Como participar
Sede da Fundação Caxias – Rua Sarmento Leite, 2189, bairro Rio Branco.
Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida – Rua Ivo Remo Comandulli, 897, próximo aos Pavilhões da Festa da Uva, bairro Santa Catarina.
Ambas as unidades ficam abertas das 8h às 17h. Voluntários e donativos podem ser direcionados diretamente aos locais.
Conheça outras ações em Caxias e região