A Polícia Civil, a partir de ações DRACO de Caxias do Sul, deflagrou nesta terça-feira (25) a Operação Espargidor, que desarticulou um esquema de desvio de combustível envolvendo servidores da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (CODECA) e receptadores.
As investigações que duraram um mês, apontaram que dois funcionários da companhia, com 43 e 36 anos, desviavam diariamente grandes volumes de combustíveis (aproximadamente 180 litros/dia diesel) e revendiam posteriormente para terceiros.
Nesta terça-feira, em uma ação que contou com o apoio da Guarda Municipal de Caxias do Sul, os policiais monitoraram os suspeitos e flagraram o momento em que estes faziam as negociações ilícitas de combustível. Com isso, quatro pessoas foram presas em flagrante, sendo dois servidores da CODECA, um funcionário da empresa que comprava o combustível (22 anos) para revender e um comprador dos mesmos (44 anos).
Estima-se que a fraude tenha perdurado por vários meses e tenha causado um prejuízo de aproximadamente R$ 13 mil por semana para a empresa.
Os presos responderão pelos crimes de peculato, receptação e associação criminosa. A investigação continua para o esclarecimento do crime em sua plenitude.
Por meio da assessoria de imprensa, a direção da Codeca se manifestou:
“A Codeca está colaborando com a Polícia Civil, irá aguardar o desenrolar dos fatos e tomar as providências cabíveis”.