Frente Parlamentar trata sobre desafios do setor vitivinícola em Farroupilha

Na pauta estarão temas como contratação de mão-de-obra nas propriedades rurais, contrabando de vinhos, sucos e espumantes e elevada carga tributária

Publicado por
14:15 - 08/04/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
FARROUPILHA

Foto: Assembleia Legislativa/Reprodução

Uma reunião para tratar dos desafios da cadeia produtiva vitivinícola do Estado vai ocorrer nesta quarta-feira (10), em Farroupilha, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Farroupilha (Sintrafar). O encontro será coordenado pelo presidente da Frente Parlamentar da Fruticultura e Vitivinicultura da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado estadual Elton Weber (PSB).

Na pauta, temas como contratação de mão-de-obra nas propriedades rurais, elevada carga tributária, contrabando de vinhos, sucos e espumantes, controle e fiscalização, além do preço pago ao produtor pela uva e dos custos de produção. O evento foi solicitado por entidades do segmento e sindicatos de trabalhadores rurais da Serra.

O presidente do Sintrafar, Márcio Ferrari, afirmou que existe uma grande expectativa para que os assuntos sejam tratados:

“Estamos com uma expectativa grande para debater os assuntos latentes ao setor. Talvez reivindicar alguma facilitação na hora de usar os meios para registro dos trabalhadores, que é uma das grandes dificuldades. Temos ainda para discutir a questão da quebra da safra que ficou em torno de 50% de uma safra normal. O assunto principal é o preço mínimo da uva que é algo que interessa muito os viticultores de toda a região”, pontuou Ferrari.

Foram convidados representantes da Comissão Interestadual da Uva, da Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho), da Associação Gaúcha de Vinicultores (AGAVI), da Fetag/RS e do Consevitis-RS, além dos secretários da Agricultura, Giovani Feltes e do Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, e de deputados que integram o colegiado.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp