Ocorreu na tarde desta quarta-feira (12), na Fundaparque, a formatura dos Bombeiros Mirins de Bento Gonçalves. Em uma solenidade que reuniu autoridades do Corpo de Bombeiros, instrutores, familiares e pessoas de outras esferas da sociedade, 24 jovens com idades entre nove e 12 anos foram oficialmente declarados bombeiros mirins. Todos os sábados frequentavam aulas e atividades no Centro de Treinamento do bairro Salgado.
Ao longo de sete meses, as crianças aprenderam diversas práticas de ações de salvamento, primeiros socorros e outras atividades dos bombeiros. Todavia, a parte teórica também esteve presente.
“Todos os sábados eram realizados treinamentos tanto de bombeiros, noções de primeiros socorros e ações de salvamento, mas também cívicos e militar. Noções de civismo, de patriotismo, também noções relacionadas à vida como um cotidiano” conta Major Márcio Müller Batista.
Ao final da formatura, as crianças passaram por uma tradição do Corpo de Bombeiros. Para graduar a turma dos Bombeiros Mirins, o Major Müller Batista deu um banho com o caminhão tanque nos pequenos e também nos instrutores do curso.
Depois da cerimônia, o Major Batista relembrou a trajetória do projeto que já era pensado antes da pandemia e somente neste ano de 2022 pôde sair do papel.
“É um case de sucesso, (…) ele foi desenvolvido de forma voluntária pelos nossos militares. Então, em 2020 começou a se programar e a projetar esse programa, em razão da pandemia acabou sendo adiado. E esse ano, em fevereiro, nós pudemos começar a realizar ele” conta.
O pequeno Ian Marcos da Luz contou que espera um dia estar de volta ao Corpo de Bombeiros. “Sou muito agradecido por estar aqui e pena que já acabou, foi tão rápido. Eu espero estar aqui de novo algum dia” revela. Questionado sobre o que aprendeu sobre ser um bombeiros, Ian não titubeou ao responder “A gente tem que ter muita responsabilidade, muita, muita coragem, esperança e sabedoria“
O projeto Bombeiros Mirins ainda não teve sua segunda edição confirmada, porém, conforme destacou o Major Batista, espera-se que o projeta aconteça novamente em 2023.
Imagens: Günther / Grupo RSCOM