POP RUA

Força-tarefa para acolhimento de pessoas em situação de rua ganha reforço em Caxias do Sul

FAS se soma ao grupo de acolhimento para atualização de dados do Bolsa Família; são cerca de 800 pessoas beneficiadas

Força-tarefa de abordagem e acolhimento da pop rua de Caxias do Sul em ação.
Força-tarefa de abordagem e acolhimento da pop rua de Caxias do Sul em ação. | Foto: Ricardo Rech / Divulgação

Em fevereiro, a força-tarefa de abordagem e acolhimento às pessoas em situação de rua completa um ano com o fortalecimento da equipe de trabalho.

Trabalhadores do Cadastro Único da Fundação de Assistência Social (FAS) se juntaram ao grupo nestes primeiros dias de 2025 para a conferência dos cadastros do Bolsa Família para atualização dos dados do programa. Atualmente, cerca de 800 pessoas em situação de rua recebem o benefício.

Além da FAS, equipes da Secretaria do Meio Ambiente (SEMMA), da Guarda Municipal e da Codeca também compõem a iniciativa que visa encaminhar essas pessoas aos serviços de acolhimento e de saúde ofertados pelo Município. Além disso, é feita a identificação de pessoas, bem como a sua situação perante à justiça, com vista na segurança pública.

A força-tarefa segue normalmente e será intensificada nos meses de inverno, para que as pessoas atendam ao pedido de irem para as casas de acolhimento, onde têm acesso a alimentação, higiene e dormitório.

Neste sentido, a prefeitura, por meio da ação, orienta a população a auxiliar as pessoas em situação de rua por meio da indicação dos serviços já ofertados pelo município.

Caxias do Sul possui 120 vagas em casas de passagem e realiza cerca 500 atendimentos mensais no Centro Pop Rua, com oferta de banho e alimento. Também são oferecidos cursos de capacitação e encaminhamento ao mercado de trabalho para quem deseja mudar de vida.