Fiscalização ambiental constata descarte irregular de material tóxico em Vacaria

Agentes da Patram e da prefeitura encontraram encontraram aparelhos de televisão, que contêm substâncias tóxicas na composição. Fiscalização atendeu pedido do Ministério Público

Publicado por
11:41 - 23/04/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Patram atende caso de descarte irregular de substâncias tóxicas em Vacaria

Foto: Patram de Vacaria

O material tóxico foi encontrado durante o atendimento de uma ocorrência pela Patrulha Ambiental (Patram) da 2ª Cia Independente Ambiental da Brigada Militar e o Departamento Municipal de Meio Ambiente. O fato ocorreu nesta segunda-feira, no Bairro Brasília, em cumprimento a um ofício expedido pelo Ministério Público (MP).

Os policiais constataram a ocorrência de crime ambiental de poluição por lançamento de resíduos sólidos de maneira irregular.  No local, os agentes de fiscalização verificaram o descarte de aparelhos de televisão, que contêm substâncias tóxicas na composição, como chumbo, cádmio, mercúrio e berílio, entre outros.

De acordo com os agentes, se depositados em qualquer local e sem os cuidados específicos, os materiais podem causar sérios danos ao meio ambiente. O descarte irregular pode contaminar os lençóis freáticos e, eventualmente, prejudicar a saúde da população que vive nas proximidades.

Durante as diligências, a equipe da Patram também encontrou latas de solvente e de tinta spray descartados irregularmente. Os policias registraram um boletim de ocorrência com tipificação na lei de crimes ambientais. A Polícia Civil vai investigar a responsabilidade do descarte. Posteriormente, o inquérito vai ser remetido à Promotoria de Justiça.

*Com informações: PATRAM de Vacaria 

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp