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Fim após 82 anos: Veja fotos históricas da ponte da BR-116 sobre o Rio Caí, que será demolida nesta quinta

Estrutura, que liga Caxias do Sul a Nova Petrópolis, será implodida às 9h. Medida ocorre após um dos pilares ceder durante a cheia de maio, dando lugar à construção de uma nova travessia

Ponte sobre o Rio Caí na BR-116, 1941 | Foto: Arquivo Histórico Municipal Lino Grings
Ponte sobre o Rio Caí na BR-116, 1941 | Foto: Arquivo Histórico Municipal Lino Grings

Após oito décadas, a história da ponte que liga Caxias do Sul a Nova Petrópolis sobre o Rio Caí, na BR-116, terá seu capítulo final escrito na manhã desta quinta-feira (27). A estrutura, amplamente comprometida pelas chuvas de maio, será implodida a partir das 9h para a construção de uma nova travessia. Além de garantir o fluxo de veículos, a ponte carrega momentos históricos desde sua concepção, como a visita do então presidente da República, Getúlio Vargas, no início dos anos 1940.

Ela foi inaugurada no dia 9 de novembro de 1941, junto ao trecho da BR-116, à época, denominada Estrada Federal, que estabeleceu a conexão entre Caxias e a Região Metropolitana. A construção foi realizada pelo Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER), hoje, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), autarquia responsável pelas vias da União.

O jornal ‘O Momento’ veiculou o acontecimento. Conforme o periódico, a estrada custou aproximadamente “40 mil contos“, e possuía “121 quilômetros de distância. Pode-se dizer, foi recortada em terreno abrupto, montanhoso, requerendo coragem e inteligência, afim de que a rodovia Getúlio Vargas tivesse as vantagens do plano delineado“.

A ponte sobre o Rio Caí, com 142 metros de comprimento, toda de cimento armado, é a nosso ver a parte mais importante dessa estrada, não só pela sua extensão e largura, como também pelo seu acabamento. Uma obra importantíssima e talvez a primeira do Estado, em estrutura“, escreveu ‘O Momento’ na edição de 17 de novembro de 1941.

A travessia foi contemplada por uma comitiva de gestores da região, incluindo o prefeito caxiense naquele período, Dante Marcucci. “A caravana, atravessando a pé a ponte do Rio Caí, pôde admirá-la na sua íntegra beleza material“, noticiou o jornal.

Construção da ponte Rio Caí e BR-116, 1941 | Foto: Arquivo Histórico Municipal Lino Grings
Construção da ponte Rio Caí e BR-116, 1941 | Foto: Arquivo Histórico Municipal Lino Grings
Construção da ponte Rio Caí e BR-116, 1941 | Foto: Arquivo Histórico Municipal Lino Grings
Construção da ponte Rio Caí e BR-116, 1941 | Foto: Arquivo Histórico Municipal Lino Grings
Construção da ponte Rio Caí e BR-116, 1941 | Foto: Arquivo Histórico Municipal Lino Grings
Construção da ponte Rio Caí e BR-116, 1941 | Foto: Arquivo Histórico Municipal Lino Grings
Construção da ponte Rio Caí e BR-116, 1941 | Foto: Arquivo Histórico Municipal Lino Grings
Ponte sobre o Rio Caí na BR-116, 1941 | Foto: Arquivo Histórico Municipal Lino Grings

A visita de Getúlio Vargas ocorreu antes, em 1940. O Jornal do Brasil registrou, na edição de 14 de novembro que, no dia anterior, o líder do Estado Novo conferiu trechos da Estrada Federal após inaugurar o prédio da prefeitura de São Leopoldo.

O Presidente examinou várias obras de arte em construção, inclusive, a ponte sobre o Rio Caí, que terá setenta metros de comprimento, com uma altura de trinta metros. E descansando os olhos na magnífica paisagem, o Chefe do Governo observou aos jornalistas: Contemplem esta natureza, porque bem poucas vezes a gente vê panorama mais grandioso e emocionante que este“, afirmou a reportagem do periódico.

Homenagem à ponte

De volta a 2024, neste sábado (29), às 14h, será inaugurado o Memorial Caminho Pomerano, na comunidade de São José do Caí, vizinha ao rio, no interior de Nova Petrópolis. O espaço contará a história da localidade desde a chegada dos primeiros imigrantes alemães, vindos da Pomerânia, no norte da Alemanha, e da Polônia.

De acordo com o Arquivo Histórico Municipal Lino Grings, os moradores estão sendo auxiliados com documentos e informações para acrescentar ao memorial um espaço sobre a ponte que garantiu passagem por cima do Rio Caí e ligação entre o município e Caxias por mais de 80 anos.

A demolição

As ruas e estradas de Nova Petrópolis que levam à antiga ponte sobre o Rio Caí serão isoladas às 8h30 desta quinta-feira. A BR-116 será fechada na goleira próxima à antiga ponte. Já as ruas que levam a Linha Temerária e São José do Caí serão fechadas 800 metros antes da rodovia. Também haverá restrições nos acessos à ponte em Caxias do Sul. A previsão é de liberação do trânsito às 9h20 da quinta-feira.

O DNIT informa que o canteiro de obras será isolado com faixas a partir de 500 metros de distância. Duas toneladas de dinamite devem ser usadas na detonação. Após a derrubada, terá início o serviço de limpeza para ser erguida a nova estrutura, sob responsabilidade da empresa Cidade.

A implosão é preparada há algumas semanas, depois da assinatura da ordem de serviço por parte do Ministro dos Transportes, Renan Filho, no dia 4. Ele garante que a nova passagem será mais resiliente, com cerca de 1,2m de elevação a mais em relação à estrutura anterior.

Com investimento previsto de R$ 31 milhões, a obra tem prazo de entrega estabelecido em oito meses.

Foto: DNIT/divulgação