O início da noite deste domingo (29) foi marcado pela abertura do Jubileu do “ano santo” pela Diocese de Caxias do Sul. Com o tema “Peregrinos da Esperança”, a celebração recorda os 2025 anos do nascimento de Jesus Cristo e se estende até 28 de dezembro do ano que vem.
O ato teve início pela paróquia São Pelegrino, em rito conduzido pelo bispo Dom José Gislon. Na sequência, os fiéis saíram em peregrinação, rumo à Catedral de Santa Teresa D’Ávila, seguindo uma cruz, datada de 1892. De acordo com a Diocese, mais de 1,5 mil pessoas participaram.
Foi realizada saudação à cruz e a entrada solene de todo o povo na paróquia central, onde aconteceu o rito da aspersão, recordando o batismo. A celebração seguiu o rito da Santa Missa da festa da Sagrada Família. O bispo emérito Dom Alessandro Ruffinoni e padres do clero secular e do clero religioso concelebraram a eucaristia.
A moradora de Caxias do Sul, Andréia Cassol Luvizon, disse que a peregrinação retratou a emoção de caminhar com esperança em Jesus Cristo.
“Foi bem emocionante ter saído da igreja São Peregrino. Esse ano é um tempo especial para que rezemos mais, estejamos mais em contato com Deus, rezemos muito pela paz no mundo, pela conversão das pessoas, pelas vocações e que esse Jubileu seja de muitas graças”, declarou.
O objetivo central do “ano santo” é a conversão pessoal, segundo a Diocese. A cada Jubileu, é possibilitada a vivência de momentos de oração e peregrinação, pessoal ou em grupo.
Sete igrejas da região foram selecionadas como locais de peregrinação para os fiéis. Na missa deste domingo, cada um dos locais recebeu um banner e uma vela, que serão sinais do Jubileu 2025. Ao longo do ano, a proposta é que grupos, como ministros, catequistas e zeladoras possam celebrar a ocasião. São elas:
- Catedral Diocesana de Caxias do Sul
- Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha
- Santuário Diocesano de Santo Antônio, em Bento Gonçalves
- Igreja Matriz São João Batista e Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Nova Prata
- Igreja Matriz da Paróquia São João Batista, de Daltro Filho, município de Imigrante, região pastoral de Garibaldi
- Igreja Matriz da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, município de Antônio Prado, região pastoral de Flores da Cunha
- Igreja Matriz da Paróquia São Francisco de Paula, município e região pastoral de São Francisco de Paula