Foram dois longos anos de espera. Vinte e quatro (24) meses de frustração na melhor época do ano para os gaúchos. “20 de Setembro” “A Semana Farroupilha”, ou “Os Festejos Farroupilhas”, como preferir. Desde o dia 1º de setembro, quando foi aberta a programação oficial em Caxias do Sul, com o tema “Etnias do Gaúcho – Rio Grande, Terra de muitas Terras”, os Pavilhões da Festa da Uva receberam diversas pessoas para prestigiar os festejos, shows, apresentações, e, claro, provar a boa gastronomia.
O Acampamento Farroupilha também foi montado no Parque da Festa da Uva, no dia 8, e contou com a apresentação do Patrono dos Festejos com uma série de atrações. O público que se deslocava aos Pavilhões, pagava uma entrada no valor de R$ 10,00 para aproveitar os shows, bem como os estantes dos comerciantes, músicas ao vivo nos acampamentos, e claro, ao redor da churrasqueira.
Com certeza, para os visitantes, o cheiro bom do churrasco dava água na boca por quem passava pelos corredores, onde diversos CTG’s estavam instalados.
Outro atrativo, eram as danças que o público podia acompanhar, e, no sorriso das prendas e dos peões, dava para notar o alívio, pois, após tanto tempo, eles voltavam a se apresentar de forma tranquila na Semana Farroupilha.
A senhorita Elshadday Ribeiro dos Reis, representante do CTG Campo dos Bugres, destacou o sentimento de voltar a se apresentar nos festejos. “É um sentimento muito grande, não só para mim, mas para todas as entidades, porque é algo que deixamos adormecido, de lado, e agora, podendo ver todo o pessoal dançando, aproveitando, fazendo o que a gente mais gosta, é a melhor coisa que a gente pode fazer. Estar reunido com a família, amigos… essa união de gerações é o mais importante” disse Elshadday.
Durante a tarde desta terça-feira (20), mais de 12 mil pessoas estiveram reunidas na Rua Sinimbu, no Centro da cidade, para prestigiarem as apresentações.
O desfile iniciou com a chegada da Chama Crioula, conduzida pelos cavalarianos da Brigada Militar. Além deles, o 12º Batalhão de Polícia Militar, o 4º Batalhão de Choque e o Corpo de Bombeiros de Caxias também realizaram suas apresentações.
Após o desfile da segurança pública, que contou com um helicóptero da BM sobrevoando a Rua Sinimbu, foi a vez do Colégio Tiradentes e a Banda da Escola Cristóvão de Mendonça.
Encerrando as apresentações, treze CTG’s fizeram sua caminhada, apresentando diversas danças como as tradicionais: Tatu, Chula e Duas Prendas, sendo seguidos, por fim, com os cavalarianos.
ACOMPANHE A GALERIA DE FOTOS E A MATÉRIA EM VIDEO: