Após um período de indefinição, a prefeitura de Caxias do Sul anunciou que a Feira Sem Fronteiras vai passar a acontecer aos sábados. A primeira edição no novo formato vai ser no dia 6 de outubro, das 8h às 16h, na Praça das Feiras, no bairro São Pelegrino.
A definição sobre as mudanças no evento, que deve receber outro nome a partir de agora, foram discutidas entre expositores e representantes de secretarias municipais. A principal novidade é que agora a feira sem fronteiras será incorporada à feira ecológica.
Conforme a secretária de Urbanismo (SMU), Mirangela Rossi, a intenção da prefeitura é despertar a autonomia dos feirantes, que vendem produtos artesanais e alimentícios. “A expectativa é que eles se entusiasmem e evoluam como empreendedores. A prefeitura tem dado inúmeras palestras e formações gratuitas nesse sentido. Queremos que eles andem com as próprias pernas e que conquistem seu espaço no mercado”, aponta.
A reunião foi motivada para buscar soluções quanto à queda tanto no número de expositores quanto de visitantes. A partir de agora, os feirantes deverão providenciar as estruturas necessárias para as bancas.
Por meio de votação, ficou definido que os comerciantes devem se organizar entre 7h e 7h45, por ordem de chegada, ao longo da praça. Entre 7h45 e 8h, deverão se instalar os que vendem produtos alimentícios. A venda será fixa até as 16h. A meta da prefeitura é que pelo menos 40 bancas ofereçam seus produtos a cada sábado. As definições também poderão ser repensadas pelo grupo, conforme o andamento das edições.
A Feira Sem Fronteiras foi inaugurada em maio de 2017 e era realizada sempre no segundo domingo do mês, na Praça das Feiras.