Os consumidores gaúchos têm uma boa oportunidade para conhecer a produção de azeite nacional. No primeiro sábado de cada mês, começando neste, dia 1º de junho, das 8h às 13h, no pátio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), ocorrerá a Feira do Azeite – Safra 2019.
Em torno de 20 produtores gaúchos oferecerão suas marcas de azeite, tanto varietais quanto blends (mistura de dois ou mais azeites elaborados com diferentes variedades de olivas), para compra e degustação.
A parceria entre a Seapdr e o Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) para a realização das feiras vai de junho a dezembro deste ano.
Colheita recorde
Nos últimos anos, o investimento privado na implantação de olivais e viveiros e na instalação de fábricas de azeite no Rio Grande do Sul passou dos R$ 100 milhões, gerando mais de mil empregos na Metade Sul. O RS é o Estado com maior área e perspectiva para a cultura no Brasil. Considerando-se que mais de 99% do azeite e das azeitonas em conserva consumidos no país são importados, o investimento no setor é promissor e o desafio, atualmente, é aumentar a produção. O Brasil é um dos maiores importadores de azeite do mundo.
Com 10 unidades agroindustriais extratoras de azeite operando no RS, a previsão para a safra de 2019 é positiva. Estima-se que será a maior colheita de todos os tempos, com previsão inicial de cerca de 160 mil litros de azeite.
SERVIÇO
O que: Feira do Azeite – Safra 2019
Quando: sábado (1º de junho), das 8h às 13h
Onde: no pátio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural – Av. Getúlio Vargas, 1.384, Menino Deus, em Porto Alegre