Agro Rural

Feira ecológica completa 20 anos em Bento Gonçalves

Feira ecológica completa 20 anos em Bento Gonçalves Feira ecológica completa 20 anos em Bento Gonçalves Feira ecológica completa 20 anos em Bento Gonçalves Feira ecológica completa 20 anos em Bento Gonçalves
Foto: José Martim Estefanon
Foto: José Martim Estefanon
Foto: José Martim Estefanon

Em comemoração aos 20 anos da Feira Ecológica, que traz aos bento-gonçalvenses produtos orgânicos de qualidade garantida, livres de agrotóxicos e pesticidas, na tarde desta quinta-feira,  a Prefeitura de Bento Gonçalves homenageou os nove agricultores que integram a iniciativa.

Desde a primeira edição, que ocorreu em 7 de agosto de 1998 com treze feirantes, entre agroindústrias, chás, verduras, hortaliças, frutas de caroço e cítricos, foram realizadas inúmeras reuniões para organizar a produção e a comercialização dos produtos na feira.

De lá para cá, a frequência das feiras aumentou e conquistou novos espaços. Atualmente são realizadas cinco edições por semana, que ocorrem nos bairros Centro (duas edições), Cidade Alta, Juventude e São Roque. Além de produtos orgânicos, também são comercializados produtos típicos da gastronomia local, como tortas tirolesas, biscoitos, pães, cucas, entre outros, todos certificados pelo Selo Sabor de Bento.

A coordenação fica a cargo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Agricultura, em parceria com a Associação dos Produtores Ecológicos de Bento Gonçalves (APEB).

O presidente da APEB de Bento Gonçalves, João Sonza, destacou o papel da feira e da agricultura ecológica na saúde e alimentação da população do Município. “É com muita satisfação que estamos comemorando os 20 anos da Feira Ecológica de Bento Gonçalves. Parabéns aos fundadores e às pessoas que continuam tocando o trabalho iniciado em 1998. Esta iniciativa serve como exemplo de vida, de progresso e de uma atividade constante e de enriquecimento”, disse.

O secretário de Desenvolvimento da Agricultura, Dorval Brandelli, salientou a importância desse momento. “É de emocionar esses 20 anos que os feirantes estão fazendo. As mãos deles é que estão mantendo viva a esperança de um novo futuro. Nosso desafio é que as feiras se multipliquem e que tenhamos a possibilidade de oferecer esses mesmos produtos durante todos os dias da semana em nossos 43 bairros. Nós precisamos e vamos perseguir isso. Parabéns a todos os produtores”, enfatizou.

Receberam o certificado de reconhecimento: David Batista Franco, Gemile Lurdes Gabriel, Reginaldo Rossetto da Silva, Jorge Salton, Gilmar Cantelli, Ademar Beal, Henrique Tógnon, Jobson Antônio Benedetti, Natália Fedrigo Giacomello, e suas famílias.

Paralelamente ao evento, ocorreu a solenidade de Entrega das Sacolas Retornáveis, atividade que faz parte do projeto educacional Olhar Atento: Ciências para Vida – Alimentação Saudável, da Secretaria Municipal de Educação.

Estiverem presentes, o subprefeito do Vale dos Vinhedos, Marciano Batistello, secretários municipais, o representante da EMATER, agrônomo Luciano Fronza, o presidente da Associação dos Agricultores Familiares, Vinícius Dall’Oglio, e o padre Júlio Giordani.

Confira os locais e horários das Feiras Ecológicas:

Centro

1) Local: Praça Centenário (Rua Félix da Cunha)

Terça: 14h às 18h

Cidade Alta 

Local: Rua Fernandes Vieira (entre as ruas Olavo Bilac e Visconde de São Gabriel)

Sexta: 14h às 18h

São Roque

Local: Praça da Igreja Matriz

Terça: 9h às 12h