A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) celebra os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul levando um grande concerto para Farroupilha, no dia 18 de outubro. A apresentação é intitulada Cervo, Koussevitzky, Respighi e Rossini, em homenagem aos compositores que serão interpretados pela orquestra.
Convidada pela OSPA, a maestrina norte-americana Rebecca Burkhardt comanda a apresentação, que também conta com o contrabaixista João Schimitz, vencedor do Concurso para Jovem Solista da Escola de Música da OSPA de 2024. O concerto acontece no Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, às 19h, com entrada franca.
A apresentação continua com Concerto para Contrabaixo e Orquestra em Fá sustenido menor, op.3, composto em 1902 pelo russo Serge Koussevitzky (1874-1951). A peça, que tem arranjos de Jair Maciel, traz os solos de João Schimitz.
Após o intervalo, Burkhardt segue com a OSPA interpretando obras de grandes compositores italianos. De Ottorino Respighi (1879-1936), a obra Gli Uccelli, P.154, traduzida como “Os Pássaros”, se divide em cinco movimentos, quatro deles com o nome de diferentes espécies de aves e inspirados em peças de compositores que precederam Respighi: o primeiro, “Prelúdio”, e o último, “O cuco”, se baseiam nas músicas de Bernardo Pasquini, enquanto “A pomba” foi composto sobre a música de Jacques de Gallot, e “A galinha”, sobre a de Jean-Philippe Rameau. O penúltimo movimento, “O rouxinol”, foi inspirado em um compositor inglês desconhecido do século XVII.
Encerrando a apresentação, a abertura da ópera Guilherme Tell, parte da última ópera de Gioachino Rossini (1792-1868). Composta em 1829, a obra teve libreto escrito por Victor Joseph Etienne (1764-1846), baseado na peça de mesmo nome de Friedrich Schiller (1759-1805), escrita em 1804.
Sobre Rebecca Burkhardt
A maestrina atuou como Diretora de Atividades Orquestrais e regente de ópera na Universidade do Norte de Iowa de 1988 a 2020 e ocupou duas vezes o cargo de presidente nacional da College Orchestra Directors Association, nos Estados Unidos. Compôs peças para coro, música de câmara, orquestra e teatro musical, além de atuar em montagens de apresentações operísticas e teatrais.