Farroupilha registra 25 casos confirmados de dengue em meio à infestação do mosquito transmissor

Segundo o Painel da Dengue do Estado, dos 497 municípios, 466 estão infestados

Publicado por
12:29 - 12/04/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
DENGUE

Mosquito Aedes aegypti encontrado na área central de Farroupilha (Foto: Especial Leouve)

O combate contra a dengue segue sendo realizado em Farroupilha para que os números não aumentem demasiadamente, mas a incidência continua crescendo. Nesta semana um estabelecimento comercial no Centro registrou a presença do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Conforme a Secretaria municipal da Saúde, 205 casos foram notificados desde janeiro. Destes, 25 positivaram para dengue (13 autóctones e 12 importados). Até aqui, 100 casos foram descartados e 80 seguem em investigação, em números atualizados até às 16h desta quinta-feira (11).

Tendo em vista esta situação a Diretora Geral da pasta, Silvana de Lima, reforçou a importância da prevenção nesse momento:

“Os cuidados são aqueles que nós temos reforçado para a população, como evitar água parada. Não existe outra forma. Dentro do pátio, na rua, na frente de casa, sarjetas. Qualquer potinho plástico, sacolas, recipientes, caixas d’água deixar tampadas, tudo que pode ser criadouro”, orientou.

Os principais sintomas da dengue incluem febre alta (39°C a 40°C), dor atrás dos olhos, dor de cabeça, dor no corpo, dor nas articulações, mal-estar geral, náusea, vômito, diarreia e manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira.

O Rio Grande do Sul já contabiliza, segundo o Painel de Casos de Dengue RS, 67 mortes pela doença e mais de 58 mil casos confirmados.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp