Farroupilha prorroga vacinação contra a poliomielite até sexta-feira (28)

O objetivo é aumentar o índice de imunização na cidade, que atualmente é de 75,3%.

Publicado por
10:38 - 25/10/2022

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
poliomielite

Foto: Arquivo/Leouve

O município de Farroupilha vai prorrogar até a próxima sexta-feira (28), a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite para crianças de 1 ano a menores de 5 anos. O objetivo é aumentar o índice de imunização na cidade, que atualmente é de apenas 75,3%.

A imunização ocorre através da ingestão de duas gotinhas. A mesma pode ser feita em qualquer posto de saúde do município, das 7h45min às 11h20min e das 13h às 16h45min. Basta apresentar a carteirinha de vacinação da criança e o documento oficial com foto do pai ou responsável.

A poliomielite, comumente chamada pólio ou paralisia infantil, é uma doença altamente contagiosa causada pelo poliovírus. Em 1 a 200 casos, o vírus destrói partes do sistema nervoso, causando paralisia permanente nas pernas ou braços, o que reforça a importância da imunização.

A transmissão ocorre por contato direto pessoa a pessoa, pela via fecal-oral, por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores, ou pela via oral-oral, por meio de gotículas de secreções ao falar, tossir ou espirrar.

A falta de saneamento, as más condições habitacionais e a higiene pessoal precária constituem fatores que favorecem a transmissão do poliovírus.

Os sintomas mais frequentes são febre, mal-estar, dor de cabeça, de garganta e no corpo, vômitos, diarreia, constipação, espasmos, rigidez na nuca e até mesmo meningite.

Nas formas mais graves instala-se a flacidez muscular, que afeta, em regra, um dos membros inferiores.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp