O tradicional acampamento Farroupilha, alusivos as comemorações do dia 20 de setembro, não irão ocorrer pelo segundo ano consecutivo na cidade que leva o nome da revolução. A informação foi confirmada pelo Diretor da Casa da Cultura de Farroupilha, Edson Kiko Paese. Ele também comentou que outras ações estão sendo pensadas junto a entidades do município.
Conforme ele, o cancelamento da Semana Farroupilha se dá por conta da pandemia e a insegurança que ainda existe para que se faça o evento com o palco, a praça de alimentação, os galpões e as apresentações artísticas que ao longo de vários dias levavam milhares de pessoas para o Largo Carlos Fetter.
Ele destacou porém, que a cidade não vai deixar a data passar em branco.
“Vamos fazer algumas pequenas atividades alusivas à Revolução Farroupilha. As entidades da cidade nos enviarão alguns vídeos com atividades artísticas e pedagógicas que serão publicadas em nossas plataformas digitais. O convite também foi estendido às escolas. Então, de forma virtual, e com alguma ação presencial, como apresentações na sacada da Casa da Cultura irão ocorrer”, disse.
Ele salientou sobre a importância de inserir os alunos das escolas da cidade na cultura gaúcha. Para Paese, é preciso apresentar para eles tanto a questão cultural, com a poesia, a música e o folclore gaúcho, quanto no pedagógico para ensinar para as crianças o que representou a Revolução Farroupilha para a criação do contexto do cultivo das tradições no Estado.
Outras atividades, que dependem de alguma flexibilização dos protocolos atuais, ainda estão sendo pensadas e devem ser divulgadas nos próximos dias.
Confira a entrevista completa: