Comportamento

Farroupilha já tem cerca de 60% da população totalmente vacinada contra a Covid-19

Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

O secretário da Saúde de Farroupilha, Clarimundo Gründmann, comentou em entrevista ao Grupo RSCOM sobre a marca de mais de 100 mil doses das vacinas disponíveis contra a Covid-19 que já foram aplicadas na cidade desde o começo do Plano de Imunização, em janeiro deste ano.

Conforme Gründmann, até essa segunda-feira (08), foram exatamente 103.584 doses aplicadas entre primeira e segunda dose, dose única e dose de reforço. Com isso a cidade tem 78,3% da sua população com pelo menos a primeira dose, e 60.2% com o esquema vacinal completo, este número representa cerca de 45 mil pessoas, dos mais de 70 mil habitantes da cidade.

Ele também lembrou que, neste momento, a cidade conta com cerca de 70 casos ativos da doença e que todos estão controlados, sem nenhum com maior gravidade. Ele acredita que até o final do ano, Farroupilha possa ter toda a sua população vacinada e com os casos cada vez mais baixos.

O secretário comentou sobre a procura pela segunda dose. Em muitos casos, algumas pessoas atrasam a sua aplicação por algum problema pessoal no dia em que estava marcado em sua carteira. Para suprir esse problema, as etapas de vacinação estão ocorrendo em horários diferenciados, o que para ele é benéfico para a população.

“Às vezes na data a pessoa não pode, por algum motivo ou outro. Mas sempre podem ser feito na próxima etapa. Temos percebido que o horário diferenciado, entre 17h e 19h, é muito maior de pessoas se vacinando. Às vezes nessas duas horas temos muitas doses aplicadas, acredito que isso tenha a ver com o trabalho, ninguém quer faltar, né? Então vamos continuar com esse horário diferenciado para que todos possam tomar a segunda dose com tranquilidade”.

Ele lembrou da importância de tomar a segunda dose, já que, mesmo não havendo uma obrigatoriedade, diversos estabelecimentos tem pedido o chamado passaporte vacinal e, com a chegada das festividades do fim do ano, muita gente que vai para o litoral, ou participar de eventos na Serra, devem receber a aplicação para que possam estar presentes.