POLÍTICA

Falta de diálogo marca relação entre Executivo e Legislativo em Garibaldi

Em protesto, os parlamentares da situação deixaram de usar a tribuna nas sessões dos dias 28 de abril e 5 de maio

Foto: Prédios da Prefeitura e da Câmara de Vereadores de Garibaldi/Divulgação
Foto: Prédios da Prefeitura e da Câmara de Vereadores de Garibaldi/Divulgação

GARIBALDI – Nas últimas semanas, o conflito entre o Executivo e parlamentares da situação no Legislativo de Garibaldi ganhou destaque. Vereadores demonstraram insatisfação com a administração municipal, acusando-a de falta de cordialidade e quebra de protocolos. Em protesto, os parlamentares da situação deixaram de usar a tribuna nas sessões dos dias 28 de abril e 5 de maio.

Conflito se intensifica

Fontes do Portal Leouve relatam que o Executivo desrespeitou o Legislativo durante o Festival do Grostoli. Representantes do governo citaram vereadores de forma considerada inadequada, provocando a reação dos parlamentares. De acordo com relatos, também existem outros atritos, sendo que alguns deles se estenderam a secretários municipais, aumentando a tensão entre os poderes.

Versões divergentes

Enquanto fontes acusam a prefeitura de autoritarismo, falta de cordialidade e boicote ao trabalho do Legislativo, o Executivo afirma que age dentro dos protocolos. Dessa forma, o motivo exato da crise permanece indefinido, sendo que nenhum dos poderes esclarece as reais situações.

Próximos passos

A população pode ser a maior prejudicada se o diálogo não for retomado. Ambos os lados precisam mediar o conflito para evitar prejuízos à cidade. Uma reunião entre Executivo e Legislativo deve ocorrer nos próximos dias para negociar uma solução. A reportagem solicitou posicionamento à prefeitura e à Câmara, mas não recebeu resposta até o fechamento desta edição.

Leia também:
Havan mira Garibaldi: nova loja pode chegar à Serra Gaúcha ainda em 2025