A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul confirmou nesta manhã de sexta-feira (19) a morte de seis pacientes no Hospital Lauro Reus, de Campo Bom, por falta de oxigênio. A instituição informou à pasta que tinha o insumo, mas o problema teria, portanto, acontecido na distribuição.
Inicialmente a instituição divulgou que investigaria as mortes, não confirmando a relação das mortes com a falta dos equipamentos nos quartos de UTI. Posteriormente, a informação foi divulgada de que sim, as mortes ocorreram pela falta de logística.
Confira a nota na íntegra:
“A Secretaria da Saúde, preocupada com a falta de oxigênio nos hospitais gaúchos, oficiou todas as unidades hospitalares para que fosse mantido um estoque mínimo de oxigênio, suficiente para uma semana.
A SES teve conhecimento do fato ocorrido em Campo Bom e, imediatamente, acionou o hospital, que confirmou os seis óbitos. Todavia, os óbitos teriam ocorrido devido a uma falha no sistema de distribuição de oxigênio, e não pela falta desse. Estamos oficiando o hospital neste momento para que tenhamos informações mais detalhadas do ocorrido.”