Fake News: TSE não vai cancelar título de eleitor de pessoas com mais de 70 anos

Leia mais Força-tarefa é criada para combater informações falsas relacionadas às enchentes Vigilância Sanitária de Caxias do Sul não emitiu…

Publicado por
10:10 - 11/04/2022

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

O Tribunal de Justiça Eleitoral (TJE) vem recebendo nas últimas semanas, diversas ligações e mensagens solicitando informações sobre uma notícia de que pessoas, com mais de 70 anos teriam seus títulos cancelados. O conteúdo informa que uma pessoa teria tirado uma certidão negativa no cartório eleitoral e que, no rodapé da página do documento, constava que a inscrição eleitoral do requerente havia sido cancelada.

Esta notícia que circula pelas redes sociais, principalmente em grupos de Whatssap, é Fake News. O Chefe da 169ª Zona Eleitoral de Caxias, Edson Borowski, garante que a informação é falsa, e o TJE não vai cancelar os títulos destas pessoas.

De acordo com a Constituição Federal, o voto no Brasil é obrigatório para todo cidadão, nato ou naturalizado, alfabetizado, com idade entre 18 e 70 anos. O voto é facultativo para os jovens com 16 e 17 anos, para as pessoas com mais de 70 anos e para os analfabetos.

Borowski explica que as pessoas, tanto na faixa etária dos 70 anos, ou as demais, podem consultar a situação de seus títulos.

“Como é que eu sei ou descubro se meu título está regular? sempre pesquisando na página oficial da justiça eleitoral, tanto no site do TSE.jus.br na aba “Auto atendimento virtual”, ele pode consultar a situação do seu título, ou na página do TRE do Rio Grande do Sul que é Jedigital.tre-rs.jus.br e vai na opção “Consultar seu título”, nesta opção basta informar apenas o número do título, ou o CPF, ou o nome completo do eleitor. Se constar na situação regular, este eleitor está apto ao voto, não há nada que impeça. Caso tenha alguma situação diferente ai ele precisará reativar o título.”

O coordenador da 169º Zona Eleitoral, lembra que para regularizações o prazo é até 4 de maio de 2022.

Nestas eleições de 2022, segue suspenso o uso biométrico. Portanto, também não está em vigor o recadastramento biométrico dos eleitores.

Aquelas pessoas que não tenham acesso a um computador, o atendimento é na forma presencial. O cartório de Caxias do Sul funciona das 12h às 19h.

Cartório Eleitoral de Caxias do Sul fica na Rua Garibaldi, no Centro.

 

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp