Comportamento

Exposição estadual de orquídeas é atração na Festa das Colheitas

Plantas poderão ser admiradas no sábado, das 10h às 22h, e no domingo, das 10h às 18h

(Foto: Rodrigo Rossi, divulgação)
(Foto: Rodrigo Rossi, divulgação)


O último final de semana da Festa das Colheitas, nos Pavilhões da Festa da Uva em Caxias do Sul, tem como atrativo adicional a realização da 1ª Exposição Estadual de Cattleya labiata, uma variedade de orquídea nativa do Brasil, que floresce entre novembro a abril, com pico em março. Também ocorre a 22ª Exposição de Orquídeas de Caxias do Sul. Ambas as atividades são organizadas pela Orquidófilos Reunidos de Caxias do Sul (Orca), com apoio da Federação Gaúcha de Orquidófilos.

A visitação às exposições será no sábado, das 10h às 22h, e no domingo, das 10h às 18h. Os visitantes podem conhecer e adquirir as plantas premiadas no concurso, bem como as expostas por orquidários de Caxias do Sul Flores da Cunha, Farroupilha (RS) e Içara (SC).

No sábado (11), às 16h, haverá palestra gratuita com a bióloga e secretária da Orca, Jordana Montanari, sobre o tema “Cultivando orquídeas e o bem-estar”. No domingo, 10h, a palestra será sobre Cattleya labiata, com Nestor Reinheimer.

Na cerimônia de abertura, na sexta à tarde, a vice-prefeita Paula Ioris destacou que o cultivo de orquídeas não se resume a prática em si, mas que se caracteriza como um propósito com efeitos econômicos, ambientais e de saúde.

“É uma atividade que tem potencial de crescimento muito forte. Basta observar o quanto importamos de flores de outros estados que podem ser supridas pelos produtores locais”, enfatizou. Para a vice-prefeita, cada orquídea é um mistério por sua beleza e encantamento únicos.

Em nome da Federação Gaúcha de Orquidófilos Núcleo Serra, André Bridi elogiou o empenho e a dedicação da Orca na realização dos eventos, principalmente pela 1ª Exposição Estadual.

“Associar estas iniciativas com a Festa das Colheitas foi muito importante, porque mostramos a rotina diária de quem trabalha no campo, suas tradições costumes e realidades”, manifestou.

Como parte da solenidade, a Orca fez a entrega do certificado de Amigo da Orquídea 2023, uma homenagem feita anualmente. Neste ano foi escolhido o vereador Gilfredo de Camillis. Também foi anunciada a Orquídea de Ouro da exposição, cultivada por José Carlos Budini, que tem atividade em Içará (SC). Outra premiada foi a Associação de Orquidófilos de Venâncio Aires pelo maior número de flores inscritas no concurso.