Cidades

Exército conclui passadeira flutuante no Rio Caí, entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis

Construção se trata de uma estreita ponte metálica montada sobre pequenas estruturas em forma de canoas, que flutuam de um lado ao outro do rio

Exército conclui passadeira flutuante no Rio Caí, entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis
Foto: Divulgação


O 6ºBatalhão de Engenharia de Combate, de São Gabriel, conclui neste sábado (6), a instalação de passadeira flutuante no Rio Caí entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis. A informação foi repassada pelo Coronel Rafael Farias, comandante do grupo. A construção se trata de uma estreita ponte metálica montada sobre pequenas estruturas em forma de canoas, que flutuam de um lado ao outro do rio. A circulação será permitida das 06h30 às 18h.

Os trabalhos tiveram início na quinta-feira (4), quando 25 homens do Batalhão chegaram na cidade. A passadeira vai permitir o trânsito das pessoas entre as cidades. “Facilitando os deslocamentos para as fábricas e escolas na região, contribuindo para a retomada da atividade econômica e da rotina da população“, afirma. A instalação contou com apoio da Prefeitura de Caxias do Sul na preparação das margens.

A estrutura instalada demandou algumas modificações e adaptações, por conta da circulação de pessoas idosas, com dificuldade de locomoção e crianças. O Batalhão irá permanecer operando a passadeira, conforme demanda das prefeituras locais.

Ponte provisória

Enquanto o 6º Batalhão fez a instalação da passadeira, a ponte metálica ainda será montada pelo 9° Batalhão de Engenharia de Combate, sediado no município de Aquidauana, no Mato Grosso do Sul. A última informação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) é que equipe técnica está concluindo o novo plano de trabalho e o orçamento. A expectativa é de concluir a instalação da ponte metálica até o final deste mês.

O capitão Luís Carlos Henrique dos Santos relata o aguardo pela sinalização do DNIT. “Infelizmente sem novidades ainda. Estamos aguardando as obras do DNIT nas cabeceiras. Quando nos derem o pronto vamos lançar a ponte. Eu estou no Mato Grosso do Sul. Deixamos uma guarnição de 16 militares aí em Caxias do Sul para guarnecerem a ponte “, informa.

Leia também: Passadeiras flutuantes do Exército viabilizam a passagem de pessoas no Vale do Taquari

 

z